OS DIZERES DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Michele Dias Veronez UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória
  • Emanueli Pereira

Resumo

A formação do professor que ensina Matemática inicia-se ainda quando o futuro professor é aluno da Educação Básica. Nessa fase, mesmo que não haja intencionalidade de ser professor, o aluno vivencia momentos que podem levá-lo a compreender aspectos da profissão docente e a desenvolver conhecimentos acerca do que é ser professor. Contudo, é na formação inicial que o futuro professor é convidado a refletir sobre os aspectos e conhecimentos que envolvem a profissão docente. Também é nesse contexto de formação que o aluno (futuro professor) tem oportunidade de confrontar suas primeiras impressões com teorizações sobre formação de professores discutidas na formação inicial.  Neste trabalho, apresentamos uma análise dos dizeres dos alunos de um curso de licenciatura em Matemática acerca da Matemática, dos conhecimentos necessários a um professor e das ações do professor e do aluno em sala de aula. Para tanto, nos apoiamos na Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Da coleta de dados identificamos algumas categorias e, posteriormente, fazemos inferências acerca delas. Trazemos como resultado que, se por um lado, os dizeres dos futuros professores de Matemática parecem trazer elementos discutidos na formação inicial, por outro, tais dizeres são sustentados, principalmente, por impressões e experiências vividas na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Veronez, M. D., & Pereira, E. (2017). OS DIZERES DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1871