ATIVIDADES DE TRATAMENTO E CONVERSÃO EM OPERAÇÕES COM VETORES POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA – DIFICULDADES IDENTIFICADAS

Autores

  • Cátia Maria Nehring UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo traz ampliação dos resultados da pesquisa desenvolvida no Mestrado da primeira autora, com orientação da segunda. Nessa produção nosso objetivo é discutir as atividades de conversão e tratamento realizadas por estudantes de engenharia a partir da proposição de um pré e pós-teste, envolvendo o conceito de vetor, considerando como fundamentação teórica a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003 e 2009). Considerando as análises realizadas concluímos que os estudantes de engenharia apresentam dificuldades em realizar conversões quando um dos registros envolvidos é o registro figural, além disso, apresentaram confusão na representação de vetor no sistema cartesiano, erros de visualização espacial entre outros. Marcamos a importância da intervenção do professor na compreensão do conceito de vetor.

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Biografia do Autor

Cátia Maria Nehring, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professor da Unijuí, no Programa de Pós-graduação em Educação. Orienta na linha Formação de Professores e Desenvolvimento de Currículo.

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Nehring, C. M. (2017). ATIVIDADES DE TRATAMENTO E CONVERSÃO EM OPERAÇÕES COM VETORES POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA – DIFICULDADES IDENTIFICADAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1870