SALA DE AULA E FACEBOOK: ESPAÇOS COMPLEMENTARES DE INTERAÇÃO PARA ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Autores

  • Organdi Mongin Rovetta Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva

Resumo

Este artigo visa relatar parte de uma pesquisa de mestrado na qual desenvolvemos uma prática pedagógica que integrou ambiente presencial, sala de aula, e ambiente virtual, rede social Facebook. O objetivo foi analisar habilidades do pensamento geométrico construídas por meio da interação entre esses dois ambientes. A pesquisa, que foi realizada com 89 alunos da terceira série do ensino médio durante o ano de 2014, apoiou-se nos trabalhos do Marcelo Bairral sobre interações em ambientes virtuais; já sobre ensino de geometria, recorremos a teoria de Van Hiele e as concepções de Angel Gutiérrez sobre visualização. Neste texto apresentamos atividades que tiveram por objetivo relacionar habilidades do pensamento geométrico dos alunos com os tipos de interlocuções desenvolvidas nos dois ambientes.  De maneira geral, concluímos que determinados tipos de interlocuções são mais favoráveis para a análise do pensamento geométrico e que, quando estabelecida uma relação com a sala de aula, a rede social contribui para que a interação e a aprendizagem sejam satisfatórias.   

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Publicado

2017-08-25

Como Citar

Rovetta, O. M., & Silva, S. A. F. da. (2017). SALA DE AULA E FACEBOOK: ESPAÇOS COMPLEMENTARES DE INTERAÇÃO PARA ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1869