METODOLOGIA PEER INSTRUCTION NO ENSINO DE MATRIZES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR

Autores

  • Katiuscia Costa Barros Teixeira Universidade Federal do Ceará
  • Francisca Cláudia Fernandes Fontenele Universidade Federal do Ceará

Resumo

Neste trabalho relatamos uma experiência didática vivenciada na disciplina Álgebra Linear, em que abordamos, especificamente, o conteúdo de matrizes. A estratégia de ensino utilizada foi inspirada na metodologia Peer Instruction, a qual baseia-se na construção de questões conceituais com o objetivo de concentrar a atenção do estudante nos conceitos fundamentais, visando o desenvolvimento de seu raciocínio, assim como, incentivar sua participação e colaboração na sala de aula. Descrevemos como essa estratégia foi implementada junto a turma e como os alunos responderam a ela. Os resultados revelaram que os alunos participaram ativamente da aula promovendo amplos debates com seus pares e mostraram-se mais empenhados no aprendizado do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuscia Costa Barros Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Eixo: Ensino de Matemática nos cursos de Engenharia. Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Matemática (geometria/topologia) pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Financial Mathematics - University of Texas at Austin (2005). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação em Engenharia e Avaliação Educacional.

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Teixeira, K. C. B., & Fontenele, F. C. F. (2017). METODOLOGIA PEER INSTRUCTION NO ENSINO DE MATRIZES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1866