REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Camila da Silva Nunes Universidade Luterana do Brasil
  • Marlise Geller Universidade Luterana do Brasil

Resumo

O estudo apresentado, fragmento de uma pesquisa de doutorado, tem por objetivo investigar como se constituem os processos de intervenções pedagógicas, visando à aprendizagem de conceitos matemáticos por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade em Atendimento Educacional Especializado. A partir de uma abordagem qualitativa, foram analisadas as atividades desenvolvidas na avaliação pedagógica de um aluno, que frequenta o 4º ano do Ensino Fundamental, encontra-se em nível pré-silábico e apresenta Deficiência Intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. Neste contexto, também foi analisada a entrevista da professora sobre sua atuação no Atendimento Educacional Especializado e suas percepções em relação à construção de conceitos matemáticos deste aluno. Constatou-se que o aluno tem potencial para aprender o que está sendo ensinado em relação aos conceitos matemáticos, mas mesmo com dificuldades vinculadas à memória de trabalho e à desatenção. Na entrevista realizada com a professora, evidenciou-se uma maior preocupação do Atendimento Educacional Especializado com a alfabetização e o letramento das crianças com dificuldades de aprendizagem, em detrimento dos conceitos matemáticos. Portanto, faz-se necessário articular ações que envolvam a Educação Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. Atendimento Educacional Especializado. Educação Inclusiva. Aprendizagem Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

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Biografia do Autor

Camila da Silva Nunes, Universidade Luterana do Brasil

Bolsista de Doutorado da CAPES no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA - 2015), Especialista em Educação Especial (UCDB - 2014), Especialista em Supervisão e Orientação Educacional (Barão de Mauá - 2013), Especialista em Educação a Distância (UCDB - 2013), Especialista em Educação Matemática (ULBRA - 2012) e Licenciada em Matemática (ULBRA - 2011). Tem experiência como professora de Matemática e Supervisora Educacional. Principais áreas de atuação: Educação Matemática, Educação Inclusiva e Educação Básica.

Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil

Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis.

Publicado

2017-01-31

Como Citar

da Silva Nunes, C., & Geller, M. (2017). REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(17). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1834