OS CAMINHOS DA FRAÇÃO: DA ORIGEM DO CONCEITO AO SABER ENSINADO NA ATUALIDADE

Autores

  • Antonio Sales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
  • Sérgio Freitas de Carvalho Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, mS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
  • Danise Regina Rodrigues da Silva Rede Estadual de Ensino, MS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de Transposição Didática do conceito de fração desde a sua origem, entendendo-a não como um número, mas como parte de um inteiro, à ideia de número, componente de um conjunto numérico criado para preencher lacunas existentes no conjunto dos números inteiros. Como saber acadêmico se discute formalmente  as suas propriedades com o olhar voltado para as questões estruturais da matemática. Finalmente, a fração retorna à ideia original de não número e como um saber a ser ensinando na escola da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, norteada pela Teoria da Transposição Didática e, mais especificamente, pela Transposição Didática Stricto Sensu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Sales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Educação.

Docente Sênior da Universidade Estadual de Mato Grossodo Sul e Docente da Universidade Para o Desenvolvimentodo Estado e da Região do Pantanal

 

Sérgio Freitas de Carvalho, Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, mS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

Mestre em Educação Matemática - UFMS

Professor temporário da Universidade

Estadual de Nova Andradina

Doutorando em Educação Matemática-UFMS

Danise Regina Rodrigues da Silva, Rede Estadual de Ensino, MS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul

 Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS

Publicado

2017-01-31

Como Citar

Sales, A., Carvalho, S. F. de, & Silva, D. R. R. da. (2017). OS CAMINHOS DA FRAÇÃO: DA ORIGEM DO CONCEITO AO SABER ENSINADO NA ATUALIDADE. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(17). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1833