FOTOGRAFIA E GEOGEBRA EM AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Resumo
O presente artigo tem o propósito de divulgar um estudo que buscou investigar potencialidades do uso da fotografia e do GeoGebra como recursos para o ensino da matemática em uma turma multisseriada de 8º e 9º ano do ensino fundamental, de uma escola do campo na cidade de Três Passos no Rio Grande do Sul. A estratégia utilizada foi fotografar cenários, objetos, capturar imagens a partir do olhar do adolescente camponês e manusear estas fotografias no software GeoGebra com o intuito de explorar conceitos matemáticos que valorizem construções geométricas de isometria e homotetia a partir de imagens do contexto local de vivência dos alunos. Constatou-se, com desenvolvimento da sequência de atividades, que os alunos voltaram seu “olhar” para o entorno e “brincaram” com as imagens criando formas e movimentos que extrapolam a realidade física e que para tanto as tecnologias tornaram o trabalho mais viável e desafiador, contribuindo para a mobilização de conhecimentos matemáticos.