FOTOGRAFIA E GEOGEBRA EM AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Irmgard Simon
  • Andréia Dalcin

Resumo

O presente artigo tem o propósito de divulgar um estudo que buscou investigar potencialidades do uso da fotografia e do GeoGebra como recursos para o ensino da matemática em uma turma multisseriada de 8º e 9º ano do ensino fundamental, de uma escola do campo na cidade de Três Passos no Rio Grande do Sul. A estratégia utilizada foi fotografar cenários, objetos, capturar imagens a partir do olhar do adolescente camponês e manusear estas fotografias no software GeoGebra com o intuito de explorar conceitos matemáticos que valorizem construções geométricas de isometria e homotetia a partir de imagens do contexto local de vivência dos alunos. Constatou-se, com desenvolvimento da sequência de atividades, que os alunos voltaram seu “olhar” para o entorno e “brincaram” com as imagens criando formas e movimentos que extrapolam a realidade física e que para tanto as tecnologias tornaram o trabalho mais viável e desafiador, contribuindo para a mobilização de conhecimentos matemáticos. 

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Biografia do Autor

Irmgard Simon

Especialista em Matemática, Mídias Digitais e Didática; Especialista em Gestão Educacional; Licenciada em Matemática; Formadora do PNAIC; Professora da Educação Básica.

Andréia Dalcin

Doutora em Educação área de Educação Matemática. Mestre em Educação área de Educação. Matemática. Graduada em Licenciatura em Ciências Habilitação Matemática. Professor Adjunto 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Brasil

Publicado

2017-01-31

Como Citar

Simon, I., & Dalcin, A. (2017). FOTOGRAFIA E GEOGEBRA EM AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(17). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1832