ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO SEQUÊNCIAS E REGULARIDADES

Autores

  • Carine Pedroso da Rosa UNIFRA
  • Eleni Bisognin Centro Universitário Franciscano-UNIFRA

Resumo

 

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa que teve como propósito analisar as contribuições da utilização de atividades investigativas para a aprendizagem dos conteúdos de sequências e regularidades por alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. Os dados para a pesquisa, de cunho qualitativo, foram obtidos por meio da observação durante a realização das atividades e dos registros no diário de campo da professora, gravações em áudio, registros escritos elaborados pelos alunos em sala de aula. O referencial bibliográfico foi elaborado por meio de consulta a livros, artigos, documentos públicos oficiais e também, dissertações e teses que tratam de aspectos teóricos e práticos da investigação matemática. Da análise dos resultados obtidos pode-se inferir que o desenvolvimento das atividades investigativas em sala de aula apresentou dificuldades, mas também, despertou o interesse e a motivação dos alunos e criou um ambiente favorável à aprendizagem.


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Biografia do Autor

Eleni Bisognin, Centro Universitário Franciscano-UNIFRA

Professora Titular da Área de Ciências Tecnológicas do Centro Universitário Franciscano

Publicado

2017-01-31

Como Citar

Rosa, C. P. da, & Bisognin, E. (2017). ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO SEQUÊNCIAS E REGULARIDADES. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(17). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1830