ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO E ENSINO NO MUNICÍPIO DE RIO DO SUL – SC

Autores

  • Andressa Trainotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marilaine de Fraga Sant'Ana Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O ensino da Estatística é relevante para a formação do educando pois pode proporcionar à este a leitura do mundo atual e o desenvolvimento de sua autonomia crítica. O currículo da escola básica brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), propõe a Estatística como conteúdo a ser abordado nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo por objetivo que os estudantes sejam capazes de ler e interpretar os conceitos estatísticos e de emitir conclusões a respeito de pesquisas estatísticas ou informações divulgadas nas mídias. Com isso, objetivou-se investigar de que modo a Estatística é abordada nas escolas e se esta abordagem está em consonância com o currículo básico. Esta pesquisa realizou-se em três escolas da rede estadual de ensino do município de Rio do Sul, Santa Catarina, onde foram observadas aulas que abordavam tal conteúdo. Foi possível concluir que a Estatística é abordada conforme o proposto nos PCNs e o ensino deste conteúdo viabiliza a formação de um educando capaz de ler e interpretar criticamente as informações estatísticas.

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Biografia do Autor

Andressa Trainotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Marilaine de Fraga Sant'Ana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Matemática Pura e Aplicada

Publicado

2019-08-18

Como Citar

Trainotti, A., & Sant’Ana, M. de F. (2019). ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO E ENSINO NO MUNICÍPIO DE RIO DO SUL – SC. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1744