DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO REFLEXIVO EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Jonisario Littig
  • Luciano Lessa Lorenzonii

Resumo

Neste artigo, buscamos identificar e analisar o desenvolvimento do conhecimento reflexivo em um ambiente de modelagem matemática. Os sujeitos desta pesquisa foram oito alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual do interior do município de Santa Maria de Jetibá/ES. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Os dados foram coletados por meio de observações, diário de bordo do professor, entrevistas com os alunos e as produções dos alunos ao longo do desenvolvimento da atividade de modelagem matemática. A análise dos dados foi conduzida a luz da educação matemática crítica e da perspectiva sociocrítica da modelagem matemática. Os resultados apontam que, por meio das discussões reflexivas e da capacidade de intervir em situações problemáticas subsidiadas pela matemática, o conhecimento reflexivo é desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonisario Littig

Graduado em Licenciatura em Matemática (2010) pela Faculdade da Região Serrana (FARESE). Mestre pelo Programa de Pós graduação em Educação Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Modelagem Matemática e Educação Estatística (GEPEME). Atualmente é professor da rede estadual de ensino - SEDU.

 

Luciano Lessa Lorenzonii

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Matemática Aplicada com ênfase em Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática na Educação Matemática. Também atua no EDUCIMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do IFES

 

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Littig, J., & Lorenzonii, L. L. (2018). DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO REFLEXIVO EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1601