DIALOGANDO SOBRE ÁLGEBRA LINEAR: POSSÍVEIS METODOLOGIAS DE UMA PRÁTICA

Autores

  • Katiuscia Costa Barros Teixeira University of Central Florida
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Francisca Cláudia Fernandes Fontenele Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Resumo

A Álgebra Linear fornece competências importantes ao futuro profissional atuando principalmente na construção e análise de modelos matemáticos, teste de hipóteses, otimização de processos, dentre vários outros. Entretanto, para atingir essas competências, muitas vezes o professor precisa ter em mãos metodologias variadas que possam alcançar a aprendizagem do aluno. Desse modo, este trabalho tem o intuito de apresentar algumas metodologias utilizadas na disciplina de Álgebra Linear, norteando uma possível prática docente e apontando caminhos metodológicos. Através de uma pesquisa bibliográfica, realizamos um levantamento no qual encontramos artigos, dissertações e teses sobre o tema. Percebemos que existem metodologias voltadas à disciplina de Álgebra Linear e que provavelmente poucos professores conhecem-nas, contudo, a utilização destas em sala de aula dependerá da concepção de ensino que permeia sua escolha pelo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuscia Costa Barros Teixeira, University of Central Florida

Possui graduação e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui também mestrado em Financial Mathematics - University of Texas at Austin. Tem experiência na área de formação de professores e ensino de Matemática para engenheiros. Atualmente é doutoranda em Engenharia de Teleinformática pela UFC. Suas pesquisas se concentram em metodologias para o ensino de matemática para alunos de engenharia e métodos avaliativos educacionais.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Francisca Cláudia Fernandes Fontenele, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2013), Especialização em Ensino de Matemática (2012) e Licenciatura Plena em Matemática (2007) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente, é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, atuando no eixo Ensino de Matemática, no qual faz parte do Laboratório de Pesquisa Multimeios - MM.

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Teixeira, K. C. B., Pereira, A. C. C., & Fontenele, F. C. F. (2018). DIALOGANDO SOBRE ÁLGEBRA LINEAR: POSSÍVEIS METODOLOGIAS DE UMA PRÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1599