CONCEPÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: ESTADO DA ARTE
Resumo
Este trabalho visa destacar os modos de conceber a Resolução de Problemas na formação e na prática docente do professor de Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento da produção acadêmica acerca da Resolução de Problemas na última década (2006 – 2016), disponível na internet. A busca foi realizada no site do Google Acadêmico através de palavras-chave como: resolução de problemas, metodologia e prática de ensino, ensino-aprendizagem de matemática, prática e formação docente em matemática. Encontramos convergências que nos permitiu identificar quatro concepções de Resolução de Problemas; a com foco descritivo, na qual se ensina sobre resolução de problemas; a com foco prescritivo, na qual o ensino é para a resolução de problemas, a com foco construtivo-interacionista, na qual o ensino se dá através da resolução de problemas e, a com foco descritivo-prescritivo, na qual o ensino é sobre resolução de problemas para resolução de problemas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-07-19
Como Citar
Leal Junor, L. C., & Pinheiro Lopes, J. M. (2018). CONCEPÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: ESTADO DA ARTE. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1598
Edição
Seção
Artigos