CONCEPÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: ESTADO DA ARTE

Autores

  • Luiz Carlos Leal Junor IFSP UNESP
  • José Milton Pinheiro Lopes UNESP

Resumo

Este trabalho visa destacar os modos de conceber a Resolução de Problemas na formação e na prática docente do professor de Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento da produção acadêmica acerca da Resolução de Problemas na última década (2006 – 2016), disponível na internet. A busca foi realizada no site do Google Acadêmico através de palavras-chave como: resolução de problemas, metodologia e prática de ensino, ensino-aprendizagem de matemática, prática e formação docente em matemática. Encontramos convergências que nos permitiu identificar quatro concepções de Resolução de Problemas; a com foco descritivo, na qual se ensina sobre resolução de problemas; a com foco prescritivo, na qual o ensino é para a resolução de problemas, a com foco construtivo-interacionista, na qual o ensino se dá através da resolução de problemas e, a com foco descritivo-prescritivo, na qual o ensino é sobre resolução de problemas para resolução de problemas.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Leal Junor, IFSP UNESP

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2006) e é doutorando em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Filosofia e Psicologia da Educação Matemática e Análise Matemática.

José Milton Pinheiro Lopes, UNESP

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013), e atualmente cursa o Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus Rio Claro/SP. Leciona para os níveis: fundamental, médio e superior.

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Leal Junor, L. C., & Pinheiro Lopes, J. M. (2018). CONCEPÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: ESTADO DA ARTE. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1598