MODELAGEM MATEMÁTICA EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: PARA ALÉM DE UMA INVESTIGAÇÃO
Resumo
A prática de atividades de modelagem matemática nas aulas de Matemática, ainda que de forma pouco expressiva, se faz recorrente entre professores e pesquisadores interessados na área. Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma investigação no âmbito de um projeto de pesquisa que tem a modelagem matemática como uma das tendências da Educação Matemática que permite o ensino de conteúdos matemáticos via situações-problema com dados oriundos de contextos não necessariamente matemáticos. A pesquisa que realizamos tem o objetivo evidenciar se os alunos de um curso de graduação em Tecnologia em Alimentos retomam a situação que modelaram ao estudarem outros conteúdos abordados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para isso, em um primeiro momento realizamos uma análise da atividade desenvolvida com o intuito de evidenciar se a mesma apresenta potencial para que os alunos realizem exploração e aplicação de modelos matemáticos. A partir da análise dos registros escritos, das falas e gestos de um dos grupos que desenvolveu a atividade durante a disciplina evidenciamos que a atividade apresenta tal potencial e que os alunos revisitam e entendem os conteúdos retomando a situação ora por similaridade ora por solicitação da professora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-07-19
Como Citar
Pessoa da Silva, K. A. (2018). MODELAGEM MATEMÁTICA EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: PARA ALÉM DE UMA INVESTIGAÇÃO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1597
Edição
Seção
Artigos