MODELAGEM MATEMÁTICA EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: PARA ALÉM DE UMA INVESTIGAÇÃO

Autores

  • KARINA Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A prática de atividades de modelagem matemática nas aulas de Matemática, ainda que de forma pouco expressiva, se faz recorrente entre professores e pesquisadores interessados na área. Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma investigação no âmbito de um projeto de pesquisa que tem a modelagem matemática como uma das tendências da Educação Matemática que permite o ensino de conteúdos matemáticos via situações-problema com dados oriundos de contextos não necessariamente matemáticos. A pesquisa que realizamos tem o objetivo evidenciar se os alunos de um curso de graduação em Tecnologia em Alimentos retomam a situação que modelaram ao estudarem outros conteúdos abordados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para isso, em um primeiro momento realizamos uma análise da atividade desenvolvida com o intuito de evidenciar se a mesma apresenta potencial para que os alunos realizem exploração e aplicação de modelos matemáticos. A partir da análise dos registros escritos, das falas e gestos de um dos grupos que desenvolveu a atividade durante a disciplina evidenciamos que a atividade apresenta tal potencial e que os alunos revisitam e entendem os conteúdos retomando a situação ora por similaridade ora por solicitação da professora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

KARINA Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Matemática

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Pessoa da Silva, K. A. (2018). MODELAGEM MATEMÁTICA EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: PARA ALÉM DE UMA INVESTIGAÇÃO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1597