ABORDAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luana Angélica Alberti
  • Adriana Richit Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O artigo problematiza o modo como são abordadas as principais tendências no ensino de matemática em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A análise seguiu a perspectiva qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo bardiniana, e tomou por foco de investigação a coleção Praticando Matemática, do 6.º ao 9.º ano, que foi a coleção com maior número de exemplares distribuídos na segunda edição do Programa Nacional do Livro Didático no triênio 2014-2016, posterior a implementação do ensino fundamental de nove anos. Mediante a análise realizada foram evidenciadas três perspectivas, segundo as quais as tendências no ensino da matemática têm sido desenvolvidas: abordagem histórica para apresentação e/ou desenvolvimento de conteúdos matemáticos, possibilitando a percepção de que a matemática é uma criação humana, situada num tempo e espaço, que surge a partir de necessidades sociais cotidianas; situações matemáticas como contexto para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos, buscando aproximar a matemática escolar e a matemática das práticas sociais das pessoas e; situações investigativas como cenário de aprendizagem da matemática, proporcionando situações em que o aluno participe de forma interventiva e crítica no seu processo de desenvolvimento em matemática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação Matemática - UNESP
Pós doutorado em andamento - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Professora, Classe C, nível Adjunto IV, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Campus de Erechim - Erechim, RS
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS
Coordenadora do Grupo do Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T
Contato (54) 33217050
Currículo Lattes

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Alberti, L. A., & Richit, A. (2018). ABORDAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1595