EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Cláudio Cristiano Liell ULBRA
  • Arno Bayer Bayer ULBRA

Resumo

A inclusão da Educação Ambiental no currículo escolar, proposta pelos Planos Curriculares Nacionais através do tema Meio Ambiente, implicou num processo de inovação educativa. O livro didático de matemática para estar em consonância com esta orientação deve também tratar desta temática. Para a realização deste estudo e a verificação da abordagem desta temática nos livros didáticos, foram tomados como referência e investigados, os livros didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, adotados e utilizados pelos professores nas escolas municipais e estaduais de São Sebastião do Caí/RS, Brasil, no ano de 2013 e 2014. A pesquisa revelou que a temática ambiental ainda é pouco explorada nos livros didáticos de matemática, não está presente em todos os livros pesquisados e aparece com maior frequência envolvendo os conteúdos de porcentagem, medidas e estatística e abordando principalmente o desmatamento, o desperdício de água e o consumo de energia.

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Biografia do Autor

Cláudio Cristiano Liell, ULBRA

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES (2012), especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2002), graduado em MATEMÁTICA pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995) e graduado em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991). Atualmente é assessor pedagógico da 2ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e professor universitário das Faculdades Anhanguera, CESF e FAMUR. Integrante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Matemática - GPFPMat, sediado na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Arno Bayer Bayer, ULBRA

Possui graduação em Matemática pela Faculdade Porto Alegrense (1974) e doutorado em Educação pela Universidad Pontificia de Salamanca (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no Mestrado e Doutorado. Avaliador de Curso de Graduação e Avaliador Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Estatística, Ensino Médio, Estatística e Educação Matemática.

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Liell, C. C., & Bayer, A. B. (2018). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1593