A ARGUMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DO PENSAMENTO FUNCIONAL: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jéssica Goulart da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Deise Pedroso Maggio Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Cátia Maria Nehring Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Resumo

Neste artigo objetivou-se, de forma geral, apresentar a análise de um Livro Didático - LD de Matemática do 5° ano do Ensino Fundamental e, de forma específica, apresentar a análise de atividades propostas, a partir dos seguintes objetivos específicos: identificar e analisar as atividades que exigem o pensamento funcional; identificar e analisar nas atividades envolvendo o pensamento funcional quais exigem a argumentação; analisar a argumentação nessas atividades, em termos de prova pragmática e/ou prova intelectual. Para tanto, recorreram-se aos conceitos fundamentais: pensamento funcional e argumentação. O LD foi coletado por meio de entrevistas estruturadas, conforme Lüdke & André (1986). As atividades do livro foram selecionadas e analisadas conforme os movimentos da Análise Textual Discursiva de Moraes & Galiazzi (2011). Como resultados, constatou-se que: apenas 1,8% das atividades analisadas envolvem pensamento funcional; dessas atividades, nenhuma exige a argumentação. Contudo, cabe lembrar que os Guias de LD, trazem o critério de avaliação, a saber: propiciar o desenvolvimento da competência argumentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Goulart da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Itaqui. Mestranda em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Deise Pedroso Maggio, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Professora Ma. da Unipampa, Campus Itaqui. Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.

Cátia Maria Nehring, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Profa. Dra. da Unijuí. Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí. Líder do GEEM.

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Goulart da Silva, J., Pedroso Maggio, D., & Nehring, C. M. (2018). A ARGUMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DO PENSAMENTO FUNCIONAL: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1591