UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Autores

  • Norton Pizzi Manassi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Camila da Silva Nunes Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Resumo

Neste trabalho apresentamos os critérios utilizados na produção e os resultados da implementação de um material de aprendizagem destinado ao ensino de matemática financeira. Na fase do planejamento desse material utilizamos os passos e princípios de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, visando auxiliar estudantes no processo de construção de uma aprendizagem significativa do assunto. Sendo assim, no decorrer deste artigo, apresentamos brevemente aspectos da aprendizagem significativa, bem como as etapas e princípios para a construção de uma UEPS. Em um segundo momento, discutimos as etapas da unidade de ensino bem como um breve relato sobre sua implementação. O material em questão, estruturado no uso da calculadora financeira HP-17bII+, foi aplicado a uma turma de Matemática Financeira do curso técnico em vendas, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

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Biografia do Autor

Norton Pizzi Manassi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Professor do ensino básico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Erechim.

Camila da Silva Nunes, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (Bolsista da Capes).

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutor em Ciência da Educação pela Universidad Pontificia de Salamanca. Pesquisador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil.

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Manassi, N. P., Nunes, C. da S., & Bayer, A. (2014). UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(15). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1561