MODELAGEM DE OBJETOS CAMPEIROS: INVESTIGAÇÃO CENTRADA NAS IDEIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALISTA
Resumo
Este trabalho teve como foco a investigação sobre as possibilidades que a Modelagem Matemática oferece à aprendizagem de conceitos matemáticos, em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública federal, localizada na cidade de Alegrete, RS. A atividade proposta foi: a modelagem de objetos campeiros usados no trabalho do tropeiro, que vive no estado do Rio Grande do Sul, com o auxilio do software Geogebra. A pesquisa foi ancorada nas ideias da Educação Matemática Realista e sua aproximação com as ideias da Modelagem Matemática. Teve-se por base os pressupostos teóricos, as reflexões próprias e objetivos da pesquisa. Estabeleceu-se a análise dos dados, a partir da qual foi possível perceber que o trabalho com Modelagem Matemática, originário de um tema que faz parte do cotidiano dos alunos e com o auxílio de ferramenta computacional, despertou o interesse e a motivação para estudar conteúdos matemáticos, além do desenvolvimento de habilidades para a investigação e a compreensão do papel sociocultural da MatemáticaDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-11-07
Como Citar
Bisognin, V., & Goerch, H. C. (2014). MODELAGEM DE OBJETOS CAMPEIROS: INVESTIGAÇÃO CENTRADA NAS IDEIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALISTA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(15). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1560
Edição
Seção
Artigos