O IMPACTO DOS LAPTOPS EDUCACIONAIS EM SC NA PRÁTICA DE PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CNMT

Autores

  • Fernando de Candido Pereira Centro Universitário Unifacvest
  • Gisele Luz Cardoso
  • Carlos Alberto Souza
  • Valdeci Reis

Resumo

O objetivo deste artigo é o de apresentar os resultados mais relevantes obtidos pelo grupo “Mídia & Educação” com o apoio do CNPq. O grupo avaliou o uso dos Laptops Educacionais em 08 escolas de SC participantes do Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA). As escolas foram visitadas pelo grupo e dados colhidos por meio de questionários e entrevistas entregues a alunos das 08 escolas, seus pais/responsáveis, seus professores de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (CNMT) e gestores, atingindo um total de 1.645 participantes. Identificamos limitações técnicas e operacionais dos laptops; internet com velocidade insatisfatória; instalações elétricas precárias; problemas no armazenamento, uso e manutenção dos computadores, e limitações humanas, como a ausência de um profissional de informática para solucionar problemas e de planejamento interdisciplinar. Após a análise dos dados, desenvolvemos oficinas sobre estratégias pedagógicas para o ensino de CNMT com apoio de Tecnologias Móveis nas escolas. Elas objetivaram contribuir para a Formação de Professores de CNMT e orientá-los a conduzirem suas aulas com base em questões investigativas, partindo de problemas presentes no cotidiano do aluno. A pesquisa também aponta para resultados positivos no aperfeiçoamento profissional dos docentes, principalmente aqueles que se encontravam mais distantes das tecnologias da sala de aula. Constatamos melhoras significativas na relação entre os docentes envolvidos e mais integração nos planejamentos das aulas, além do desenvolvimento das competências tecnológicas. Observamos, também, por parte dos professores, forte interesse pelo uso de novos softwares e simuladores em suas áreas específicas, bem como de tablets, depois da participação deles nas oficinas oferecidas pelo grupo “Mídia & Educação”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Candido Pereira, Centro Universitário Unifacvest

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário FACVEST (2010) e mestrado em Ciências Naturais e Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é professor de matemática e estatística do Centro Universitário FACVEST e analista de treinamento e desenvolvimento na Kimberly-Clark Brasil. Tem experiência na área de ensino de Matemática e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica, Didática da Matemática e Estatística Descritiva e Inferencial. Na área de Física, possui experiência, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Clássica, Física Moderna Conceitual e Ciências Naturais. Tem experiência em implementação e utilização de Metodologia Lean em indústrias e condução de projetos Lean Six Sigma.

Publicado

2014-11-07

Como Citar

Pereira, F. de C., Cardoso, G. L., Souza, C. A., & Reis, V. (2014). O IMPACTO DOS LAPTOPS EDUCACIONAIS EM SC NA PRÁTICA DE PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CNMT. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(15). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1559