O IMPACTO DOS LAPTOPS EDUCACIONAIS EM SC NA PRÁTICA DE PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CNMT
Resumo
O objetivo deste artigo é o de apresentar os resultados mais relevantes obtidos pelo grupo “Mídia & Educação” com o apoio do CNPq. O grupo avaliou o uso dos Laptops Educacionais em 08 escolas de SC participantes do Programa “Um Computador por Aluno” (ProUCA). As escolas foram visitadas pelo grupo e dados colhidos por meio de questionários e entrevistas entregues a alunos das 08 escolas, seus pais/responsáveis, seus professores de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (CNMT) e gestores, atingindo um total de 1.645 participantes. Identificamos limitações técnicas e operacionais dos laptops; internet com velocidade insatisfatória; instalações elétricas precárias; problemas no armazenamento, uso e manutenção dos computadores, e limitações humanas, como a ausência de um profissional de informática para solucionar problemas e de planejamento interdisciplinar. Após a análise dos dados, desenvolvemos oficinas sobre estratégias pedagógicas para o ensino de CNMT com apoio de Tecnologias Móveis nas escolas. Elas objetivaram contribuir para a Formação de Professores de CNMT e orientá-los a conduzirem suas aulas com base em questões investigativas, partindo de problemas presentes no cotidiano do aluno. A pesquisa também aponta para resultados positivos no aperfeiçoamento profissional dos docentes, principalmente aqueles que se encontravam mais distantes das tecnologias da sala de aula. Constatamos melhoras significativas na relação entre os docentes envolvidos e mais integração nos planejamentos das aulas, além do desenvolvimento das competências tecnológicas. Observamos, também, por parte dos professores, forte interesse pelo uso de novos softwares e simuladores em suas áreas específicas, bem como de tablets, depois da participação deles nas oficinas oferecidas pelo grupo “Mídia & Educação”.