ATIVIDADES-COM-CALCULADORA-HP50G: HORIZONTES QUE SE ABREM AO PROCESSO EDUCACIONAL MATEMÁTICO

Autores

  • Madalena da Rocha Pietzsch ULBRA - Manaus (AM)
  • Maurício Rosa Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo investigar os horizontes, em termos cognitivos, que se abrem ao processo educacional matemático quando são utilizadas atividades envolvendo funções trigonométricas, cujo design foi específico em termos de uso de tecnologia (atividades-com-calculadora-HP50g). Realizamos as atividades desenvolvidas por Nunes (2011) com alunos dos Cursos de Engenharia do Centro Universitário Luterano de Manaus, na disciplina de Cálculo I. A pesquisa de cunho qualitativo buscou, por meio dos relatos escritos e dos diálogos entre alunos e a professora/pesquisadora (primeira autora), identificar indícios do processo educacional em torno da exploração dessas atividades. Os resultados revelam que o processo educacional matemático se mostra por meio das ações de aprendizagem do Turbilhão de Aprendizagem (MALTEMPI; ROSA, 2006; ROSA, 2004, 2008), uma vez que, depuração compartilhada, descrição/expressão, execução compartilhada e reflexão/discussão de ideias ocorrem ao realizarmos atividades-com-calculadora-HP50g e, a partir disso, pudemos identificar as especificidades dessas ações ao longo desse processo de investigação, enquanto buscávamos entender como se comportavam os alunos cognitivamente diante das atividades-com-calculadora-HP50g.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Rosa, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Maurício Rosa

possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil -ULBRA - Canoas (RS)(2001/2), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp - Rio Claro (SP)(2004) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Rio Claro (SP). Foi bolsista do programa de Doutorado com Estágio no Exterior - PDEE pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, sob o processo BEX - 3899/06-3, na London South Bank University - Londres (UK). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes frentes: Educação a Distância, Jogos Eletrônicos, Role Playing Game (RPG), Ensino de Cálculo. Coordena o Grupo de Pesquisa @+ (AMAIIS- Ambientes-Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão da Informática na Sociedade). Coordena o Grupo de Trabalho (GT06) Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distância da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Publicado

2014-10-28

Como Citar

Pietzsch, M. da R., & Rosa, M. (2014). ATIVIDADES-COM-CALCULADORA-HP50G: HORIZONTES QUE SE ABREM AO PROCESSO EDUCACIONAL MATEMÁTICO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(15). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1558