BIG DATA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Renato P. dos Santos Ulbra - Universidade Luterana do Brasil
  • Geovani Lopes Dias Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
  • Isadora Lemes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra/Canoas

Resumo

Nem sempre os alunos percebem o valor dos trabalhos escolares, pois, muitas vezes, não conseguem a relação existente entre a aprendizagem e uma aspiração de valor para sua vida, o que faz com que eles não se envolvam nas atividades. Por outro lado, há apenas um número muito limitado de levantamentos a respeito do tema da percepção da Ciência em geral e da Matemática em particular pelo público no Brasil, o que dificulta para o professor brasileiro dispor de dados concretos para definir temas de interesse para o mundo real de seus estudantes. Pretendemos, com este trabalho, demonstrar como, através do aplicativo de Big Data Google Trends, de forma simples, pode ser colmatada, ainda que parcialmente, o que pode contribuir para o professor brasileiro de Educação Matemática dispor de temas de interesse para o mundo real de seus estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato P. dos Santos, Ulbra - Universidade Luterana do Brasil

Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em  Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas:  aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, Tecnologias Web 2.0 para Educação, Ensino de Física no Second Life.

Publicado

2015-06-25

Como Citar

P. dos Santos, R., Dias, G. L., & Lemes, I. (2015). BIG DATA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(16). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1554