UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA

Autores

  • Camila da Silva Nunes Universidade Luterana do Brasil
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Neste artigo apresenta-se a investigação, a produção, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de um material de aprendizagem destinado ao Ensino de Estatística na Educação Básica, tomando-se um recorte da dissertação de Nunes (2015). Na elaboração desse material foram seguidos os passos e princípios de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, visando auxiliar o aluno no processo de construção de uma Aprendizagem Significativa, por intermédio dos seus conhecimentos prévios, da sua disposição para aprender e do auxílio de um material potencialmente significativo. Sendo assim, no decorrer deste trabalho, apresenta-se a teoria da Aprendizagem Significativa, bem como as etapas e os princípios para a construção de uma UEPS. O material em questão, assim como os questionários iniciais e finais foram aplicados em uma turma de 25 alunos do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática no Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto no município de Gravataí/RS. A finalidade da pesquisa foi investigar se a aplicação da UEPS pode gerar uma Aprendizagem Significativa em relação à aprendizagem de Estatística. Nesse sentido, os conteúdos estatísticos envolvidos na UEPS foram os conceitos básicos de Estatística, distribuições de frequências, construção e interpretação de gráficos, medidas de tendência central e medidas de dispersão. A partir dos dados coletados e de sua análise, conclui-se que o material, elaborado por meio dos conhecimentos prévios dos alunos, serviu de base para uma aprendizagem alicerçada na interação e na assimilação entre os conhecimentos já adquiridos pelos estudantes e os novos assuntos a serem estudados, gerando, dessa forma, evidências de um conhecimento rico em significados.

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Biografia do Autor

Camila da Silva Nunes, Universidade Luterana do Brasil

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA - 2015), Especialista em Educação Matemática (ULBRA - 2012) e Graduada em Matemática (ULBRA - 2011). Principais áreas de atuação: Ensino de Estatística, Tecnologias e Aprendizagem Significativa.

Publicado

2015-06-11

Como Citar

da Silva Nunes, C., & Bayer, A. (2015). UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(16). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1553