UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Rosilene Inês Konig
  • Liziane Cristine Sonda Zenere
  • Maria Madalena Dullius

Resumo

A resolução de problemas é uma proposta metodológica que vem sendo abordada em diferentes níveis de ensino e aprendizagem da Matemática. Este artigo apresenta resultados de uma ação realizada pelo Programa Observatório da Educação desenvolvido no Centro Universitário UNIVATES em Lajeado/RS. Tem como objetivo investigar a utilização de diferentes estratégias de resolução de problemas, pelos alunos do 3º ano do ensino médio de seis escolas públicas, parceiras deste programa. O referencial teórico aborda a resolução de problemas e as estratégias passíveis de serem utilizadas. Os resultados indicam que a metodologia de resolução de problemas com foco na utilização de diferentes estratégias, ainda é pouco abordada no cotidiano dos estudantes. A maioria dos estudantes focou-se no cálculo formal ou na indicação de uma alternativa de resposta.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-06-22

Como Citar

Konig, R. I., Zenere, L. C. S., & Dullius, M. M. (2015). UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(16). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1552