A MUDANÇA DE REGISTRO SEMIÓTICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS: O CASO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Autores

  • Carolina Soares Rodrigues
  • Airton Carrião Colégio Técnico - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho objetivou observar e analisar como os alunos de uma turma do Ensino Fundamental resolvem problemas contextualizados que envolvem conceitos de trigonometria no triângulo retângulo. Os dados foram coletados através de registros de observação, videogravações das aulas, e consultas a materiais produzidos pelos alunos, e foram analisados sob a perspectiva da teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os resultados, em consonância com a literatura, apontam que a atividade de conversão de registros semióticos é uma etapa complexa da resolução dos problemas, sendo aquela em que os alunos apresentaram maiores dificuldades, constituindo-se em um momento importante da aprendizagem. Verificou-se também, que as estratégias de resolução e o contexto da aula influenciam a escolha dos registros, bem como a forma de conversão.

Palavras-chave: Representações semióticas; problemas contextualizados; resolução de problemas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-06-08

Como Citar

Rodrigues, C. S., & Carrião, A. (2015). A MUDANÇA DE REGISTRO SEMIÓTICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS: O CASO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(16). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1549