FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM BOA VISTA/RR: AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE E SITUAÇÕES-PROBLEMA

Autores

  • Ney David veloso Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Rossano André Dal-Farra Universidade Luterana do Brasil-ULBRA.

Resumo

Diante do caráter interdisciplinar e transversal da questão ambiental, o presente estudo tem por objetivo verificar como os ingressantes de Licenciatura em Matemática de instituições públicas da cidade de Boa Vista-RR consideram os saberes necessários à realização de práticas educativas que tratem das inter-relações entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental. Considerando os índices inferiores dos estudantes do município em testes padronizados em relação à média nacional, verifica-se que há a necessidade de realizar pesquisas que possam contribuir para a formação de professores. Dados de questionários aplicados a 30 acadêmicos foram analisados a partir dos métodos mistos, integrando coleta e análise de dados quantitativos por meio da Estatística Descritiva e Inferencial. Os primeiros resultados direcionam para possibilidades de efetivas ações pedagógicas pertinentes à interação da Matemática com a Ciência Ambiental como estratégia de ensino e aprendizagem na formação e no exercício profissional dos professores, visto que, a maioria dos acadêmicos definiu a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica de suma importância nesse processo, como também, a efetiva interação com as questões ambientais, mesmo que estas ações não tenham sido de fato contempladas durante a formação básica dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ney David veloso, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Roraima (1998), graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Roraima (1991), Pós-graduado em Gestão em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2009) e doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição. Tem experiência como professor de Ensino fundamental, Médio e Superior. Atua nas áreas de Economia, com ênfase em Economia, Economia Política, Gestão Pública, Matemática, História, Ciências e Geografia. Exerce suas funções especialmente na carreira de Magistério e Consultoria.

Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil-ULBRA.

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Licenciatura em Ciências-Biologia pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Mestrado em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência em pesquisa na Área de Ensino de Ciências e em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências e Educação Científica e História da Ciência.

Publicado

2016-08-09

Como Citar

veloso, N. D., & Dal-Farra, R. A. (2016). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM BOA VISTA/RR: AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE E SITUAÇÕES-PROBLEMA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(17). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1529