Concepções dos números racionais na representação fracionária: um estudo com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

  • Gerson Pastre Oliveira PUC/SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
  • Edinalva Rodrigues Ferreira Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Resumo

O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa, sob o enfoque da análise de conteúdo, realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma turma de Educação de Jovens e Adultos, no sentido de identificar obstáculos de natureza epistemológica e didática que são evidenciados na aprendizagem dos números racionais na representação fracionária por meio das concepções parte-todo e operador. Os dados foram obtidos e analisados a partir da produção realizada pelos estudantes em tornos de atividades envolvendo a resolução de problemas elaborados a partir de situações cotidianas, em relação aos quais os sujeitos construíram propostas de soluções em duplas. As análises permitiram levantar a ocorrência de dificuldades na compreensão do significado dos números racionais em sua representação fracionária, em grande parte provocados pela ausência de tratamento dos obstáculos epistemológicos e didáticos identificados, bem como em razão da prevalência de um contrato didático de natureza prescritiva, cujos efeitos concorrem para aumentar a dependência dos alunos em relação ao professor.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Oliveira, G. P., & Ferreira, E. R. (2016). Concepções dos números racionais na representação fracionária: um estudo com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(17). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1527