UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE DERIVADA NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

  • Augusto Cesar de Castro Barbosa Instituto de Matemática e Estatística Univesidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Claudia Ferreira Reis Concordido Instituto de Matemática e Estatística Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leandro Machado Godinho Colégio Pedro II

Resumo

Neste trabalho propõe-se uma série de atividades com o objetivo de introduzir o conceito de derivada na primeira série do Ensino Médio. O histórico da presença de tópicos do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio no Brasil, assim como a análise de alguns livros didáticos, serve para mostrar como o assunto já foi e está sendo tratado no país. Discute-se a preparação necessária para essas atividades, pois a simples inclusão de mais um tópico no programa poderia causar problemas para o cumprimento do cronograma e não trazer os resultados esperados. Algum grau de adequação dos conteúdos ministrados e de cooperação com professores de Física também é necessário. Um problema físico é o mote para a introdução do conceito de derivada. A metodologia está focada na intuição e na visualização de gráficos, a fim de garantir uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos. Em boa parte do tempo, utiliza-se um software de geometria dinâmica, como importante ferramenta de apoio pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Cesar de Castro Barbosa, Instituto de Matemática e Estatística Univesidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Matemática e Física, Mestrado e Doutorado em Física pela UFF (1997). De 1999 a 2011 fui Professor Adjunto e desde 2012 sou Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuo na área Multidisciplinar. Tenho experiência na área de Física, em especial nos seguintes temas: interações magnéticas em sistemas de multicamadas metálicas, segregação de impurezas em ligas metálicas e ensino de Física. Desenvolvo pesquisa também em Engenharia Mecânica, na parte de Aeroacústica, em ensino de Matemática e em Análise Numérica, trabalhando com problemas inversos em difusão.

 

Claudia Ferreira Reis Concordido, Instituto de Matemática e Estatística Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leandro Machado Godinho, Colégio Pedro II

Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Mestrando do programa PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática, polo UERJ, com previsão de conclusão no 1º semestre de 2014. Tem experiência na área de ensino de Matemática e Raciocínio Lógico na educação básica e em concursos públicos.

Publicado

2016-08-09

Como Citar

de Castro Barbosa, A. C., Ferreira Reis Concordido, C., & Machado Godinho, L. (2016). UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE DERIVADA NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(17). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1526