EQUAÇÕES DE 1º GRAU: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA

Autores

  • Andrielly Viana Lemos
  • Carmen Teresa Kaiber Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, resultados de uma investigação em torno do desenvolvimento e implementação de uma Sequência Didática Eletrônica sobre o conteúdo Equações de 1º grau, a qual foi desenvolvida visando à retomada de conceitos e procedimento pertinentes ao conteúdo, no âmbito de uma proposta de Recuperação de Conteúdos. A sequência didática é constituída por materiais de estudo, atividades nos softwares JClic e Scratch, atividades online, objetos de aprendizagem, jogos e vídeos, recursos estes, organizados em torno de seis conceitos, considerados chaves para o estudo das Equações de 1º grau, sendo eles: Expressões Algébricas, Igualdade e Equivalência, Conceito de Equação, Resolução de Equações de 1º grau I e II e Situações Problemas. A implementação da Sequência Didática foi realizada com um grupo de 21 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, sendo que a investigação se desenvolveu em uma perspectiva qualitativa. Resultados apontaram para dificuldades iniciais dos estudantes, no que se refere à transposição de termos (aplicação dos princípios aditivo e multiplicativo) e aplicação da propriedade distributiva, especialmente quando envolve números racionais ou negativos. Porém, a investigação evidenciou que a continuidade do trabalho contribuiu para superação destas dificuldades pelos estudantes, assim como, para a compreensão das equações como igualdade, para a representação de situações problemas por meio de equações e utilização dos procedimentos pertinentes para resolução, favorecendo assim a recuperação do conteúdo.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Lemos, A. V., & Kaiber, C. T. (2016). EQUAÇÕES DE 1º GRAU: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 3(17). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1520