O OBJETO DE ENSINO DA ÁLGEBRA: PESQUISA, PROGRAMAS CURRICULARES E A FALA PROFESSORES

Autores

  • Maria Lucia Panossian Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Manoel Oriosvaldo de Moura Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo apresenta sínteses derivadas da pesquisa de doutorado (PANOSSIAN, 2014) que investigou a constituição do objeto de ensino da álgebra, fundamentada na teoria histórico-cultural e na teoria da atividade. Foi realizada a revisão bibliográfica de pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da álgebra; análise de propostas curriculares; e captação de dados a partir de registros escritos e falas de professores. Constatou-se a diversidade de concepções em relação à álgebra e seu ensino destacando-se: o papel do simbolismo e da linguagem; o processo de generalização; a concepção de variável; a relação entre grandezas entre outros. Considerou-se a necessidade de discussões que equilibrem esta diversidade de concepções e estabeleçam princípios que orientem a constituição do objeto de ensino da álgebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Maria Lucia Panossian é bacharel e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Educação na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta-A do Departamento Acadêmico de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Matemática. Integrante do corpo docente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR. Tem experiência na área de ensino, tendo atuado como professora do ensino fundamental e médio por mais de 20 anos. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica - GEPAPe/USP, do grupo de História e Epistemologia na Educação Matemática (HEEMA/PUC-SP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GEForProf/UTFPR), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de álgebra, aprendizagem, educação matemática, atividade orientadora de ensino e formação de professores.

Manoel Oriosvaldo de Moura, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2005). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e Professor associado da Universidade de São Paulo (2000). Área de atuação: Educação Matemática com foco em metodologia do ensino de matemática, formação de professores e Teoria da Atividade. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica - GEPAPe.

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Panossian, M. L., & Moura, M. O. de. (2016). O OBJETO DE ENSINO DA ÁLGEBRA: PESQUISA, PROGRAMAS CURRICULARES E A FALA PROFESSORES. Educação Matemática Em Revista - RS, 3(17). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1519