NÚMEROS IRRACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOCUMENTOS CURRICULARES E CONHECIMENTOS DE ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES

Autores

  • Veridiana Rezende Universidade Estadual do Paraná - Unespar
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira

Resumo

Apresentamos neste artigo parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar conhecimentos relacionados aos números irracionais mobilizados por alunos brasileiros do Ensino Fundamental, Ensino Médio e níveis correspondentes franceses, respectivamente, Collège e Lycée. Como procedimentos metodológicos realizaram-se entrevistas individuais, que foram filmadas e envolveram resolução de atividades matemáticas. Os resultados apontam que, independente de os números irracionais estarem ou não explícitos nos currículos e livros didáticos, os conhecimentos mobilizados por alunos do Ensino Fundamental e Collège, e alunos do Ensino Médio e Lycée - TES, relacionados aos números irracionais, são equivalentes, não sendo possível apontar diferenças significativas entre alunos desses dois países. De acordo com as análises, é a experiência e a diversidade de situações matemáticas que influenciam na compreensão dos números irracionais, pois foram os alunos franceses do Lycée – TS que apresentaram respostas mais precisas, com menores indicativos de erros.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Rezende, V., & Ignatius Nogueira, C. M. (2016). NÚMEROS IRRACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOCUMENTOS CURRICULARES E CONHECIMENTOS DE ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES. Educação Matemática Em Revista - RS, 3(17). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1518