CURRICULO DE MATEMÁTICA QUE PRIORIZE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA 15ª CRE
Resumo
Este artigo é um recorte de tese de doutorado, a qual é um estudo de caso com foco na 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa culmina com a proposição de indicativos para a elaboração de uma proposta de currículo de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental da referida coordenadoria. Este artigo busca refletir sobre a concepção de Currículo, de Competência e de Currículo que priorize o desenvolvimento de Competências, busca também identificar competências, que segundo os autores estudados são fundamentais que o professor possua para assim propiciar atividades que possibilitem que os alunos desenvolvam as competências almejadas e, por fim, apresentar a análise de uma das atividades realizadas para caracterizar a região da 15ª CRE no aspecto educacional. A pesquisa realizada com os professores de Matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da 15ª CRE, apontou falta de clareza por parte dos professores nas definições de currículo e competência, e ainda que o ensino de Matemática proposto nas escolas prioriza a forma expositiva do professor e o ensino individualizado do aluno e que os recursos mais utilizados nas aulas de Matemática são o livro didático, quadro e giz.