ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado sobre Análise Combinatória para o Ensino Médio. Apresentam-se os conceitos desse tema e a justificativa para o seu estudo, apresentando a classificação dos problemas e a investigação como são abordados esses conceitos em 10 livros didáticos. Os resultados apontam que os livros apresentam abordagens semelhantes, através de exemplos não oportunizando ao aluno a construção do raciocínio combinatório que o leve a dedução das fórmulas. Os tipos de problemas apresentados nos livros são de enumeração, contagem e de classificação. Não são apresentados problemas de existência e de otimização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-02-07

Como Citar

Homa, A. I. R., & Groenwald, C. L. O. (2014). ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(14). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1512