TRABALHO DOCENTE COM O BLOCO DE CONTEÚDOS TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Resumo
Este texto é resultado de uma pesquisa com abordagens qualitativas e quantitativas, realizada com professores dos Anos Iniciais, em escolas públicas urbanas de um município do interior do Rio Grande do Sul, no ano de 2009. Nosso objetivo foi investigar as relações existentes entre as concepções destes professores sobre o bloco Tratamento da Informação e o processo de ensino deste no 2º ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com base nas discussões apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997; 1998) e alguns autores como Lopes (2004), Lopes e Moran (2004), Araújo e Flores (2005), analisamos os dados coletados a partir de um questionário. Fizemos um confronto entre a formação destes professores, suas práticas em sala de aula e o entendimento referente ao bloco Tratamento da Informação. Com esta pesquisa, identificamos as dificuldades de compreensão e trabalho destes conteúdos, por professores dos Anos Iniciais, apontando a necessidade de repensar os currículos dos cursos de formação, inicial e/ou continuada de professores atuantes nos Anos Iniciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-02-07
Como Citar
Fuchs, M. J., & Nehring, C. M. (2014). TRABALHO DOCENTE COM O BLOCO DE CONTEÚDOS TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(14). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1507
Edição
Seção
Artigos