RESOLVENDO PROBLEMAS COM ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO: DESAFIOS E CONQUISTAS

Autores

  • Geraldo Eustáquio Moreira Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG/CAC. E-mail: geust2007@gmail.com.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mostrar os resultados positivos conquistados em aulas de Matemática, ministrada para alunos com necessidades educativas especiais (NEE), do 9º ano, da rede pública de ensino. A aula foi desenvolvida de uma forma criativa, partindo-se da realidade dos alunos envolvidos. Os resultados apontaram para a necessidade de termos aulas de Matemática, para essa clientela, mais dinâmicas, criativas e que relacionem os conteúdos matemáticos trabalhados com a realidade cotidiana do aluno. Também foi possível verificar que o trabalho em conjunto, alunos com NEE e professores, desenvolve-se melhor se considerarmos o envolvimento socioemocional de todos os participantes, uma vez que revela atitudes saudáveis frente ao conteúdo matemático a ser trabalhado em sala. Constatamos, ainda, que quando as atividades da sala de aula regular têm sentido prático para os alunos com NEE, estes sentem-se mais dispostos e encorajados a realizar as tarefas de Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva; Alunos com TGD; Resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Eustáquio Moreira, Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG/CAC. E-mail: geust2007@gmail.com.

Doutor em Educação Matemática pela PUCSP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG/CAC. E-mail: geust2007@gmail.com.

Publicado

2014-06-26

Como Citar

Moreira, G. E. (2014). RESOLVENDO PROBLEMAS COM ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO: DESAFIOS E CONQUISTAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(15). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1495