COMO AS CRIANÇAS PENSAM PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO?

Autores

  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo Universidade Luterana do Brasil

Resumo

O presente artigo discute a resolução de problemas matemáticos aditivos por crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise está fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud que afirma que um conceito não adquire sua significação numa única classe de situações e uma situação não se analisa através de um único conceito. Apresentam-se três cenas de resolução de problemas aditivos, uma de composição e duas de transformação, analisando os esquemas usados pelas crianças na resolução. Conclui-se afirmando que não somente a variedade de problemas, mas também a quantidade deles tem a sua importância. Assim como, é necessário permitir que as crianças tenham o tempo necessário de interação para a construção do campo conceitual aditivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e do Curso de Pedagogia da ULBRA.

Publicado

2014-02-20

Como Citar

Justo, J. C. R. (2014). COMO AS CRIANÇAS PENSAM PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO?. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(15). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1494