CONTRIBUIÇÕES DA MATEMÁTICA VISANDO À FORMAÇÃO DE ESTUDANTES PESQUISADORES NO SEMINÁRIO INTEGRADO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Autores

  • Daniela Cristina Schossler Centro Universitário UNIVATES
  • Claus Haetinger
  • Maria Madalena Dullius

Resumo

Este artigo aborda um estudo desenvolvido no Seminário Integrado com uma turma de 1ª série do Ensino Médio Politécnico noturno, da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, implantado no inicio de 2012. O objetivo foi verificar se e como o Seminário Integrado, que tem foco em trabalhos com projetos interdisciplinares, ajuda na formação de estudantes pesquisadores e quais as possíveis contribuições da Matemática. Apoiamo-nos em autores que tratam sobre Politecnia e Iniciação à Pesquisa. A pesquisa é de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Para coleta de dados, realizamos as aulas no laboratório de Informática da escola, para que cada versão dos projetos feitos pelos alunos fosse devidamente salva. Para acompanhar suas evoluções no decorrer do ano letivo, também filmamos as apresentações dos pré-projetos. Para analisar as versões atualizadas dos mesmos e trocar ideias a respeito, cada grupo criou um correio eletrônico que serviu de meio de comunicação com o professor. Destaca-se como resultados uma evolução por parte dos estudantes na desenvoltura, escrita, participação e relação da Matemática com os temas escolhidos por eles, contribuindo assim para formação de alunos mais autônomos, seguros e preparados para realizar novas pesquisas nos anos seguintes do Seminário Integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Cristina Schossler, Centro Universitário UNIVATES

Estudante do mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, graduada do curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Matemática, Física eQuímica do Centro Universitário UNIVATES. Bolsista do projeto Relação entre a formação inicial e continuada de professores de Matemática da Educação Básica e ascompetências e habilidades necessárias para um bom desempenho nas provas de Matemática do SAEB, Prova Brasil, PISA, ENEM e ENADE. Professora (contratoemergencial) da rede Estadual 40 horas desde 2004 nas áreas de Matemática, Física e Química.

Publicado

2014-06-24

Como Citar

Schossler, D. C., Haetinger, C., & Dullius, M. M. (2014). CONTRIBUIÇÕES DA MATEMÁTICA VISANDO À FORMAÇÃO DE ESTUDANTES PESQUISADORES NO SEMINÁRIO INTEGRADO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(15). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1493