INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS

Autores

  • Jaqueline de Morais Costa CESCAGE
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro UTFPR

Resumo

A investigação temática é uma proposta metodológica para o ensino em diferentes níveis e modalidades da educação. Sendo assim, o objetivo do presente artigo apresentar a proposta baseada na investigação temática como uma alternativa de ensino de matemática para a promoção da formação mais crítica do aluno. Para tanto, buscou-se neste texto discutir sobre as peculiaridades do ensino de matemática voltada aos anos iniciais do ensino fundamental. Baseado nas premissas apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais é indicado como proposta metodológica o emprego da investigação temática, tendo como base teórica os autores Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Neste âmbito, verifica-se esta proposta como uma alternativa interessante para o encaminhamento de conteúdos de matemática por proporcionar um ensino contextualizado, interdisciplinar e capaz de respeitar as necessidades educacionais do estudante em suas diferentes fases de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline de Morais Costa, CESCAGE

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Estudos e Pós-Graduação - ESAP. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Atualmente é Coordenadora Geral de Gestão Acadêmica do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, matemática para anos iniciais do ensino fundamental, professor-pesquisador.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, UTFPR

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analitica, nas coordenações de Engenharia Mecânica e de Produção;2) Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica, junto ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia do qual foi coordenadora de 2007-2009. Faz parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Costa, J. de M., & Pinheiro, N. A. M. (2014). INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(15). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1492