INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS
Resumo
A investigação temática é uma proposta metodológica para o ensino em diferentes níveis e modalidades da educação. Sendo assim, o objetivo do presente artigo apresentar a proposta baseada na investigação temática como uma alternativa de ensino de matemática para a promoção da formação mais crítica do aluno. Para tanto, buscou-se neste texto discutir sobre as peculiaridades do ensino de matemática voltada aos anos iniciais do ensino fundamental. Baseado nas premissas apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais é indicado como proposta metodológica o emprego da investigação temática, tendo como base teórica os autores Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Neste âmbito, verifica-se esta proposta como uma alternativa interessante para o encaminhamento de conteúdos de matemática por proporcionar um ensino contextualizado, interdisciplinar e capaz de respeitar as necessidades educacionais do estudante em suas diferentes fases de desenvolvimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-08-27
Como Citar
Costa, J. de M., & Pinheiro, N. A. M. (2014). INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(15). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1492
Edição
Seção
Artigos