CÓDIGOS E SENHAS NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald
  • Rosvita Fuelber Franke
  • Clarissa de Assis Olgin

Resumo

Criptografia é a arte de escrever mensagenscifradas que, nos dias atuais, é muito utilizadaem processos eletrônicos, transmissão digitalde informações, transações bancárias online,sistemas de compras eletrônicos, entreoutras aplicações muito utilizadas na vidamoderna. Neste artigo, apresentamos o temacriptografia utilizando códigos e senhas comomotivadores e geradores de situações didáticaspara o desenvolvimento do processo de ensino eaprendizagem da Matemática no ensino básico.Esse tema pode contribuir para enriquecer asaulas de Matemática, pois coloca à disposiçãodo professor atividades e jogos de codificação edecodificação envolvendo os conteúdos, sendoum material útil para exercícios e fixação dosconteúdos matemáticos trabalhados no ensinobásico. Este artigo é fruto da pesquisa “Teoriados Números”, que vem sendo desenvolvida naUniversidade Luterana do Brasil, desde 2002,vinculada ao Grupo de Estudos Curriculares emEducação Matemática (GECEM).

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Publicado

2012-04-24

Como Citar

Oliveira Groenwald, C. L., Fuelber Franke, R., & de Assis Olgin, C. (2012). CÓDIGOS E SENHAS NO ENSINO BÁSICO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(10). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1463