EDUCAÇÃO GEOMÉTRICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano

Resumo

Este artigo consiste em uma reflexão teórica a respeito de Educação Geométrica, buscando oferecer alguns subsídios para a formação inicial e continuada de professores de Matemática sobre tendências atuais para o ensino e a aprendizagem em Geometria. Ao partir de um questionamento sobre o que é Geometria, não nos atrevemos a respondê-lo, mas sim dar alguns indícios que permitam um posicionamento a respeito. À luz do que indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Médio, discutimos algumas possibilidades de inserirmos no currículo da Licenciatura em Matemática, por exemplo, tópicos de Geometria Fractal e Geometrias Não-Euclidianas. Finalizando, apontamos imaginação, intuição e visualização como objetos de um novo fazer para a Educação Geométrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano

Licenciado em Matemática - UCPEL

Especialista em Análise Matemática - UFPEL

Mestre em Matemática Pura e Aplicada - UFSC

Doutor em Educação - UFPR

Professor Titular Aposentado FURG

Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática - UNIFRA

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Leivas, J. C. P. (2012). EDUCAÇÃO GEOMÉTRICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(13). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1447