ENSINAR FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA NO SECOND LIFE FICOU MAIS FÁCIL: INTERFACES TEXTUAIS AMIGÁVEIS

Autores

  • Renato P. dos Santos Ulbra - Universidade Luterana do Brasil

Resumo

As dificuldades de aprendizado dos alunos em Ciências e Matemática estão bem discutidas na literatura científica. Vários autores defendem a utilização de mundos virtuais que, pela sua rica visualização 3D e capacidade de imersão, permitem que os estudantes se envolvam com os conteúdos de forma experiencial, interativa e multissensorial, melhorando a habilidade do estudante tanto em assimilar conhecimento abstrato como em aplicá-lo em ambientes reais. No entanto, embora se destaque como a plataforma que oferece mais serviços e ferramentas para desenvolvimento de aplicações com qualidade, o Second Life e sua linguagem de programação apresentam uma notável curva de aprendizado que desestimula a maioria dos professores a usá-lo como ambiente de simulações educacionais. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar alguns recursos que tornam bastante acessível utilização do Second Life no ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato P. dos Santos, Ulbra - Universidade Luterana do Brasil

Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em  Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas:  mundos vituais, Tecnologias Web 2.0 para Educação, Ensino de Física no Second Life.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

P. dos Santos, R. (2013). ENSINAR FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA NO SECOND LIFE FICOU MAIS FÁCIL: INTERFACES TEXTUAIS AMIGÁVEIS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(13). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1444