APRENDIZAGENS E DIFICULDADES DE ALUNOS DE 5º ANO COM RELAÇÃO AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Autores

  • Edda Curi
  • Cintia Aparecida Bento dos Santos
  • Marcia Helena Rabelo

Resumo

Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de pesquisa – realizada no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com financiamento da Capes – sobre as aprendizagens e as dificuldades em relação ao Sistema de Numeração Decimal reveladas por alunos de 5º ano das redes públicas de ensino estadual e municipal de São Paulo. A pesquisa tomou por base os resultados do Saeb das escolas envolvidas e, levando em consideração estudos teóricos de Lerner e Sadovsky sobre o ensino do Sistema de Numeração Decimal, analisou os dados qualitativa e quantitativamente. Entre os resultados, destacamos que as características próprias do nosso sistema de escrita numérica, como agrupamentos de 10 em 10, trocas por unidades de ordem superior e a posicionalidade do sistema, nem sempre são incorporadas pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, apontando como dificuldades a utilização pelos alunos da escrita numérica por justaposição com base no número falado, o que confirma pesquisas das autoras citadas com esse tema.

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Publicado

2013-03-18

Como Citar

Curi, E., Santos, C. A. B. dos, & Rabelo, M. H. (2013). APRENDIZAGENS E DIFICULDADES DE ALUNOS DE 5º ANO COM RELAÇÃO AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(13). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1442