SITUAÇÕES PROBLEMA EM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: INTEGRANDO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Rossano André Dal-Farra Universidade Luterana do Brasil
  • Marlise Geller Professora e pesquisadora do PPGECIM-Universidade Luterana do Brasil
  • Osmar Antônio Cerva Filho Universidade Luterana do Brasil. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM-ULBRA. Docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e de Sapucaia do Sul. Professor-Bolsista do Projeto Observatório de Educação
  • Mariana Souza Proença Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática no PPGECIM-ULBRA. Bolsista CAPES

Resumo

O desenvolvimento de práticas educativas que possam contribuir para que os estudantes compreendam o mundo em que vivem tem sido um grande desafio para os professores de diferentes níveis de ensino. Neste aspecto, a utilização de situações problema proporciona a abordagem das temáticas relevantes de cunho interdisciplinar incluindo-as em cenários relevantes para que os estudantes compreendam o seu entorno e possam estar mais capacitados para intervir sobre ele. Por estas razões, este estudo foi desenvolvido por meio de situações problema conjugando ciências e matemática com alunos da oitava série de uma escola, solicitando que eles, após responderem as questões atribuíssem um grau de dificuldade para as mesmas. Os resultados, analisados com o Teste de Friedmann, indicaram uma associação negativa entre o grau de dificuldade atribuído à questão e o nível de acertos, corroborando a expectativa prévia dos pesquisadores no momento de construírem as questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil

Licenciado em Ciências-Biologia. Médico Veterinário. Mestre em Melhoramento Genético Animal. Doutor em Educação. Professor e Pesquisador do PPGECIM

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Dal-Farra, R. A., Geller, M., Cerva Filho, O. A., & Proença, M. S. (2013). SITUAÇÕES PROBLEMA EM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: INTEGRANDO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(13). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1439