Bem-vindo ao Repositório de Experiências de Educação Matemática na Educação Profissional - REMEP!
Este portal de acesso a experiências de ensino é resultado de uma Pesquisa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) pelo EMEP - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional. O REMEP permite a busca e a recuperação das produções de professores que ensinam Matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio para motivar novas experincias que adotem o trabalho como princípio educativo e assegurem a interdisciplinaridade na prática docente, conforme apregoam as Diretrizes Curriculares Nacionais para esta modalidade de ensino.
Todos as experiências do REMEP foram retiradas dos anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática - ENEM (2010-2019) e das Feiras Nacionais de Matemática - FMat (2013-2018). Portanto, possuem acesso livre, buscando contribuir com a democratização do conhecimento e aumentando a visibilidade da produção científica nacional. O processo de identificação dos trabalhos seguiu um protocolo de pesquisa com critério de inclusão e exclusão. Na inclusão dos textos dos ENEM, o critério foi a presença de termos específicos ("técnico" e/ou "profissional") no título ou no corpo do texto; já na FMat, foi pela categoria de Ensino Médio. Para a exclusão dos artigos do corpus de análise, realizamos leituras dos manuscritos e consideramos seus alinhamentos com os pressupostos da Educação Profissional. Convidamos a todos para conhecer mais detalhes da investigação no portal do EMEP.
A pesquisa de Iniciação tecnológica foi coordenada pelo prof. Lauro Chagas e Sá e desenvolvida pelas licenciandas Ana Clara Frossard Souza e Deborah da Silva Pimentel. Contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e apoio institucional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).
Boa pesquisa!Título do artigo | Curso | Campo da matemática predominante | Download |
---|---|---|---|
Aplicação da Matemática nas Formas Geométricas, nos materiais utilizados e na média de preço na construção de pilares. | Técnico em Edificações | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Utilização de técnicas nucleadoras e avaliação no desenvolvimento de espécies nativas para a recuperação de nascente em área degradada aplicando a modelagem matemática | Técnico em Agropecuária | Tratamento da Informação | Baixe aqui |
As relações geométricas presentes nos Hidrocarbonetos Ciclanos | Não informado | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Descobrindo a inclinação de um telhado por meio do vicmêtro | Técnico em Eletromecânica | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Fogão alimentado por energia solar | Técnico em Biotecnologia | Álgebra | Baixe aqui |
Investigando o uso dos materiais lúdicos e jogos matemáticos no processo ensino aprendizagem | Técnico em Mecânica | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
King's Dome (Domo Real) | Técnico em Edificações | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Matemática em toda parte | Técnico em Biotecnologia | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Matemática no Calendário Escolar | Não informado | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Miniempresa Kids: matemática financeira no mundo dos negócios | Técnico em Redes de Computadores | Tratamento da Informação | Baixe aqui |
O ensino da matemática utilizando a criptografia como agente motivador | Técnico em Eletrotécnica | Álgebra | Baixe aqui |
Planta de Lavagem: cálculos e funcionamento | Não informado | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Tratamento estatístico de alguns parâmetros da qualidade das águas do Rio Casca | Técnico em Agroindústria | Tratamento da Informação | Baixe aqui |
A Matemática aplicada ao uso racional da água na irrigação | Técnico em Agropecuária | Números e Operações | Baixe aqui |
Ameaça ao verde volta a preocupar | Técnico em Biotecnologia | Números e Operações | Baixe aqui |
Análise de métodos estatísticos aplicados ao MHS e a Lei da Gravitação Universal | Técnico em Agropecuária | Álgebra | Baixe aqui |
As vantagens do plantio do cupuaçu na região norte | Técnico em Agroecologia | Tratamento da Informação | Baixe aqui |
Interdisciplinaridade: lançamento oblíquo (balística) e seus cálculos matemáticos | Técnico em Biotecnologia | Álgebra | Baixe aqui |
Catena: curva de uma corrente suspensa | Técnico em Edificações | Álgebra | Baixe aqui |
Demonstração de ponto de máximo e mínimo em uma parábola de uma forma mais clara | Técnico em Biotecnologia | Álgebra | Baixe aqui |
Estudo de poliedros por meio de origami e do software geogebra. | Técnico em Administração | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Etnomodelagem matemática na produção artesanal da farinha de mandioca | Técnico em Rede de Computadores; Técnico em Mineração | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Modelagem Matemática - a influência da incidência da luz solar na agropecuária | Técnico em Agropecuária | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Labirinto de Mytra | Técnico em Edificações | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Matemática aplicada em recurso renovável | Técnico em Biotecnologia | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Matemática aplicada na datação por Carbono 14 | Técnico em Edificações | Álgebra | Baixe aqui |
Estabelecendo relações entre matemática e arte a partir do estudo de tranformações geométricas em obras de Escher | Técnico em Administração | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Memória quadrática | Técnico em Informática | Álgebra | Baixe aqui |
Natureza geométrica | Não informado | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Número de ouro e a relação com a Matemática | Técnico em Agroecologia | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
O consumo de energia elétrica e suas funções matemáticas | Técnico em Informática | Álgebra | Baixe aqui |
Matemática como ferramente de levantamento de custo: plantio de palma x número de animais | Técnico em Agropecuária | Álgebra | Baixe aqui |
Qualidade microbiana dos alimentos e a Matemática | Técnico em Biotecnologia | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Uma análise sobre a presença da razão áurea em logomarcas de organizações atuantes no Brasil | Técnico em Administração | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Revelando o volume de chuva, através de um pluviômetro | Técnico em Biotecnologia | Espaço e Forma | Baixe aqui |
A Arte Musical na Matemática: aprendendo adicionar frações brincando | Técnico em Informática | Números e Operações | Baixe aqui |
A Braquistócrona na pista de skate vertical | Técnico em Automação Industrial | Espaço e Forma | Baixe aqui |
A deficiência visual e o uso da Matemática | Técnico em Biotecnologia | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Aplicando lógica de programação no cálculo determinante | Técnico em Informática | Álgebra | Baixe aqui |
Cálculo numérico em Integrais de Riemann - comparação da eficiência energética | Técnico em Agropecuária | Álgebra | Baixe aqui |
"Casmathe" o jogo humano: aprendizagem de conceitos matemáticos na educação básica | Técnico em Edificações | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Contagem de Multidões: matemática e cidadania | Técnico em Agropecuária | Álgebra | Baixe aqui |
Eletrostática e sua interdisciplinaridade com a matemática | Técnico em Meio Ambiente | Números e Operações | Baixe aqui |
Estimando a àrea da zona urbana do município Xapuri-AC | Técnico em Biotecnologia | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Função afim e Grandezas físicas | Técnico em Meio Ambiente | Álgebra | Baixe aqui |
Grande Trabalho Matemático - a matemática em 3D | Técnico em Edificações | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
História da Matemática na Grécia Antiga: uma aprendizagem histórica | Técnico em Edificações | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Interdisciplinaridade óptica Geométrica e Matemática | Técnico em Meio Ambiente | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Matemática e Física Esportiva: Natação | Técnico em Agroindústria | Álgebra | Baixe aqui |
Média Aritmética dos Ciclos Menstruais das Mulheres | Técnico em Biotecnologia | Álgebra | Baixe aqui |
Parábola ou Catenária? Modelando matematicamente as curvas formadas pelo ovo | Técnico em Automação Industrial | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Trabalho e Energia: Interdisciplinaridade | Técnico em Meio Ambiente | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Uma abordagem do software geogebra no ensino de matemática | Técnico em Informática; Técnico em Análises Clínicas | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Uso da modelagem matemática na busca pelo salto alto ideal | Técnico em Automação Industrial | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Avaliação financeira para a aquisição de um aparelho celular | Técnico em Informática | Números e Operações | Baixe aqui |
Um breve estudo: quebra-cabeça/cubo de Rubik no ensino de matemática | Técnico em Meio Ambiente | Álgebra | Baixe aqui |
A dificuldade de aprendizagem e o uso da matemática | Técnico em Biotecnologia | Álgebra | Baixe aqui |
O número de Euler aplicado na matemática financeira | Técnico em Informática | Álgebra | Baixe aqui |
Elos entre função afim e o software excel | Técnico em Informática Para Internet | Álgebra | Baixe aqui |
Arquitetando o conhecimento de Função Exponencial através da plataforma digital Geogebra | Técnico em Redes de Computadores | Álgebra | Baixe aqui |
A Matemática na Construção Civil | Técnico em Edificações | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Utilizando Tangram para o ensino de semelhanças de figuras planas para alunos com surdez | Técnico em Biotecnologia | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Abordagem da função exponencial e logarítmica numa perspectiva conceitual e gráfica no ensino médio | Não informado | Álgebra | Baixe aqui |
Modelagem matemática na educação profissional | Técnico em Edificações | Espaço e Forma | Baixe aqui |
a Matemática como um elemento interdisciplinar no processo de aprendizagem na educação agrícola | Técnico em Agropecuária | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Os saberes matemáticos dos trabalhadores rurais em uma perspectiva etnomatemática | Técnico em Agropecuária | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Projeto vitrine | Técnico em Administração | Números e Operações | Baixe aqui |
Uma experiência no trabalho com representação tabular de funções em planilhas eletrônicas em um curso técnico em informática | Técnico em Informática | Números e Operações | Baixe aqui |
Matemática no ensino tecnológico: um tratamento interdisciplinar | Técnico em Mecânica | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Gincana de matemática: uma pesquisa no 3º ano do ensino médio | Não informado | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Calculadoras em sala de aula: um recurso ainda a ser muito explorado | Técnico em Eletromecânica | Números e Operações | Baixe aqui |
Modelagem matemática de objetos campeiros do Rio Grande do Sul | Técnico em Agropecuária | Álgebra | Baixe aqui |
Uma diversificação no ensino de função exponencial | Técnico em Agropecuária | álgebra | Baixe aqui |
Etnomatemática em um curso técnico em agrimensura: cálculo de áreas e alturas | Técnico em Agrimensura | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Trigonometria no triângulo retângulo: o aluno como protagonista na construção do conhecimento | Não informado | Álgebra | Baixe aqui |
Pesquisa nas aulas de Matemática no ensino médio politécnico: um estudo etnomatemático | Não informado | Números e Operações | Baixe aqui |
Autoavaliação no aprendizado de Matemática em um ambiente informatizado: tecnologias digitais como recurso na educação de jovens e adultos | Experiência realizada em mais de um técnico | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Visualização espacial na perspectiva da epistemologia genética | Técnico em Edificações | Espaço e Forma | Baixe aqui |
A construção e aplicação do vídeo sobre a história do conceito de função | Experiência realizada em mais de um técnico | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
A interdisciplinaridade e o ensino de Matemática no contexto da educação profissional | Não informado | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Robótica pedagógica: uma experiência construtiva | Experiência realizada em mais de um técnico | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Detecção, identificação e retificação: as três fases no tratamento e na correção dos erros | Não informado | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Aprendizagem baseada em problemas (abp) como estratégia para a organização do trabalho docente em Matemática | Técnico em Informática | Álgebra | Baixe aqui |
A pesquisa eleitoral e a aprendizagem de estatística: uma intervenção na educação de jovens e adultos | Não informado | Tratamento da Informação | Baixe aqui |
Geometria finita como uma alternativa metodológica para o desenvolvimento do pensamento geométrico: uma experiência com alunos do ensino médio | Não informado | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Materiais didáticos de Matemática do Proeja/Ifes: (re)elaboração a partir de percepções de alunos | Experiência realizada em mais de um técnico | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Reflexões sobre a importância da experimentação na educação matemática | Experiência realizada em mais de um técnico | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Exemplos de figuras geométricas planas construídas por alunos com softwares diferentes | Técnico em Informática | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Investimentos financeiros: contextualizando a Matemática vista em sala de aula | Técnico em Automação Industrial | Álgebra | Baixe aqui |
O uso de material reciclado no ensino da estatística: uma proposta dinâmica para o ensino da matemática no ensino médio do IF – Sudeste de Minas Gerais campus Rio Pomba | Não informado | Tratamento da Informação | Baixe aqui |
Análise da unidade interdisciplinar: área e volume na fruticultura | Técnico em Agropecuária | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Modelagem matemática no ensino de funções: analisando a teoria dos registros de representação semiótica | Técnico em Agropecuária | Álgebra | Baixe aqui |
Matemática: um diferencial nos cursos técnicos | Experiência realizada em mais de um técnico | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
M importância de um planejamento diferenciado nas aulas de Matemática para alunos do Proeja | Técnico em Cozinha | Álgebra | Baixe aqui |
O uso de recursos Tecnológicos nas aulas de Matemática no Proeja: uma experiência do IF-SC, campus Chapecó | Técnico em Eletromecânica | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Práticas escolares: aplicação da Matemática na fabricação artesanal de vinagre de banana | Técnico em Agropecuária | Álgebra | Baixe aqui |
Desafios e possibilidades de integrar o ensino de números complexos ao uso do software Geogebra | Experiência realizada em mais de um técnico | Álgebra | Baixe aqui |
Trabalhando a Matemática financeira através da resolução de problemas: a perspectiva da visualização a partir do eixo das setas | Técnico em Contabilidade | Números e Operações | Baixe aqui |
O parafuso de Arquimedes: uma inovação no ensino de Matemática sob a perspectiva da modelagem matemática no IFPA. | Técnico em Mecânica | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Mateatro - um método diferenciado de ensinar Matemática | Experiência realizada em mais de um técnico | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Avaliação "ativa" do processo de ensino-aprendizagem da Matemática: uma experiência produtiva | Técnico em Química | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Projetos de modelagem no ensino médio: usando a Matemática para compreender a realidade e para ser crítico | Experiência realizada em mais de um técnico | Álgebra | Baixe aqui |
A construção de um ambiente de modelagem orientado na perspectiva da educação matemática crítica e suas vozes conflitantes | Não informado | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
A Matemática nos cursos de formação profissional na área tecnológica de eletroeletrônica: resolução de problemas utilizando sistemas lineares em circuitos | Técnico em Eletroeletrônica | Álgebra | Baixe aqui |
A educação matemática na perspectiva da integração curricular no curso técnico em agropecuária do Ifes – campus de Alegre | Técnico em Agropecuária | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Uma proposta de ensino-aprendizagem baseada em ABP e automação industrial, com foco no desastre de Mariana-MG | Técnico em Automação Industrial | Espaço e Forma | Baixe aqui |
O ensino do desenho técnico mediado pela Matemática, História da arquitetura e Computação gráfica | Técnico em Eletrotécnica | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Objeto de aprendizagem para o estudo das funções trigonométricas arco seno e arco cosseno | Técnico em Eletroeletrônica | Álgebra | Baixe aqui |
Confecção de artesanatos indígenas: novas possibilidades para o ensino da geometria | Técnico em Agropecuária | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Cenário para investigação: possibilidades de uma educação financeira crítica para jovens campesinos | Técnico em Agronegócio | Números e Operações | Baixe aqui |
Uma sequência de atividades investigativas utilizando uma abordagem histórica sobre os números irracionais. | Técnico em Automação Industrial | Números e Operações | Baixe aqui |
Paradidáticos e sua contribuição para o ensino da Matemática no ensino médio integrado ao ensino técnico | Técnico em Informática Para Internet | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Reflexões sobre o desenvolvimento de jogos com scratch no ensino da Matemática | Técnico em Cooperativismo | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Utilização do blended learning em cursos técnicos/tecnológicos na disciplina de Fundamentos de Matemática e Estatística. | Experiência realizada em mais de um técnico | Números e Operações | Baixe aqui |
O uso do winplot nas aulas de Matemática em um curso técnico em agropecuária | Técnico em Agropecuária | Álgebra | Baixe aqui |
Modelagem matemática e Física: uma experiência com foguetes | Não informado | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Aplicações de funções trigonométricas no estudo de conceitos de Física por meio do Geogebra | Não informado | Álgebra | Baixe aqui |
A educação matemática na formação técnica em agropecuária | Técnico em Agropecuária | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
A segurança de trabalhadores de açougues e frigoríficos: uma experiência com a modelagem matemática | Técnico em Segurança Do Trabalho | Números e Operações | Baixe aqui |
A construção de um mosaico a partir do conceito de proporção | Técnico em Eletrotécnica | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
A modelagem em educação matemática: um projeto com educação ambiental e cultura digital | Técnico em Meio Ambiente | Números e Operações | Baixe aqui |
A trigonometria no curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB- contribuições da aprendizagem significativa | Técnico em Eletrotécnica | Álgebra | Baixe aqui |
A arte de resolver problemas: uma experiência vivenciada com estudantes do ensino médio | Técnico em Automação Industrial | Álgebra | Baixe aqui |
Estatística aplicada através de projetos de ensino: um relato de experiência dos licenciandos em matemática do Instituto Federal do Amapá | Não informado | Tratamento da Informação | Baixe aqui |
Educação financeira e ensino médio: discutindo cesta básica | Técnico em Eletrotécnica | Números e Operações | Baixe aqui |
Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas: utilizando metodologias ativas no ensino de sistemas lineares no ensino médio | Técnico em Mecânica | Álgebra | Baixe aqui |
Matemática nas normas regulamentadoras do trabalho: uma experiência com alunos de um curso técnico profissionalizante | Técnico em Segurança Do Trabalho | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Uma proposta de metodologia de ensino da matemática no proeja por meio de quizzes | Não informado | Não foi possível classificar | Baixe aqui |
Desenvolvimento da autonomia de alunos do proeja em resoluções de atividades que envolvem números negativos | Técnico em Guia de Turismo | Números e Operações | Baixe aqui |
Sensores de temperatura e a obtenção de funções a partir de dados coletados | Técnico em Mecatrônica | Álgebra | Baixe aqui |
Procedimento experimental sobre resistência elétrica e o ensino de funções: uma prática realizada com estudantes de um curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio | Técnico em Eletrotécnica | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
A interdisciplinaridade no estudo de bases numéricas: uma experiência com o uso de material manipulável no ensino médio integrado à educação profissional | Técnico em Informática | Números e Operações | Baixe aqui |
Ensino de funções definidas por mais de uma sentença uma experiência com o software Geogebra | Técnico em Informática | Álgebra | Baixe aqui |
Uma análise da compreensão das incógnitas nos sistemas lineares utilizando modelagem | Técnico em Automação Industrial | Álgebra | Baixe aqui |
O ensino da Matemática em escola do campo: uma abordagem dinâmica para o estudo de unidades de medidas agrárias realizada por licenciandos em matemática do IFAP | Técnico em Agroecologia | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Explorando conceitos e cálculos de área e volume na fabricação de sabão | Não informado | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Conte com plantas: uma perspectiva etnomatemática para os estudos de função afim e os desafios de um ambiente em construção no amapá | Técnico em Agroecologia | Álgebra | Baixe aqui |
Litros como medidas de extensão de terras: aspectos etnomatemáticos presente na oficina de matemática com alunos do ensino integrado ao curso técnico em agroecologia no IFAP - campus Porto Grande | Técnico em Agroecologia | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Diálogos da geometria e do software Geogebra: novos saberes no ensino lúdico da Matemática | Técnico em Mecânica | Espaço e Forma | Baixe aqui |
O ensino de trigonometria e resolução de problemas: uma abordagem social | Técnico em Informática | Álgebra | Baixe aqui |
Construção de jogos como ferramenta de ensino e aprendizagem de Matemática aplicada ao ensino técnico em florestas | Técnico em Florestas | Números e Operações | Baixe aqui |
As percepções dos alunos do ensino médio sobre aprendizagem de Matemática através da produção de cartoons | Experiência realizada em mais de um técnico | Álgebra | Baixe aqui |
Uma experiência com a modelagem matemática para o ensino de funções trigonométricas | Não informado | Álgebra | Baixe aqui |
Uma proposta de ensino de geometria em um curso técnico em agropecuária: o caso do fórum técnico | Técnico em Agropecuária | Espaço e Forma | Baixe aqui |
Ressignificando conteúdos matemáticos por meio de um projeto interdisciplinar: uma experiência com estudantes de um curso de agroindústria | Técnico em Agroindústria | Álgebra | Baixe aqui |
Uma proposta de integração de ciências e matemática com disciplinas técnicas no curso de geoprocessamento | Técnico integrado em Geoprocessamento | Geometria e Topografia | Baixe aqui |
A utilização de metodologias alternativas e experimentação no ensino de física: um olhar sobre as práticas argumentativas em sala de aula | Técnico em Automação Industrial. | Abstração matemática; geometrização das formas, linhas convergentes. | Baixe aqui |
O olhar da educação profissional na perspectiva da eudacação matemática: uma colaboração na construção do material didático da eja | Técnico em Eletrotécnica e Edificações | Proporcionalidade - Materiais didáticos utilizados nas disciplinas do curso de Edificações | Baixe aqui |
A construção do conceito de função por meio de uma atividade de modelagem matemática em um contexto do ensino técnico de nível médio | Técnico em Agropecuária | Modelagem - Função | Baixe aqui |
Construção e utilização de maquete eletrônica para ensino de grafos: aprendizagens discentes a partir de uma abordagem histórico-investigativa | Técnico em Automação Industrial | Teoria de grafos | Baixe aqui |
Uma situação didática para ensino de números complexos com foco em eletricidade pela via da engenharia didática | Técnico de Eletromecânica | Números Complexos | Baixe aqui |
Gênero e sexualidade na escola: da educação legal à educação real | Técnicos em Administração e Automação Industrial | Gênero e sexualidade | Baixe aqui |
O técnico em administração de nível médio e as contribuições da matemática para sua formação profissional | Técnico em Administração | Educação Matemática Crítica | Baixe aqui |
Desenvolvimento de competências estatísticas no ensino médio por meio da modelagem matemática: analisando as diferentes representações | Técnico em Mecânica | Estatística - Modelagem Matemática | Baixe aqui |
A educação matemática na perspectiva da integração curricular no curso técnico em agropecuária do ifes – campus de alegre | Técnico em Agropecuária | Conceitos de números e operações, geometria, grandezas e medidas | Baixe aqui |
Calor e temperatura no ensino médio: uma abordagem via modelagem matemática na perspectiva sociocrítica | Técnico em Administração | Calor e Temperatura; Modelagem Matemática; Educação Matemática Crítica. | Baixe aqui |
Educação estética e científica mediada pelas obras de arte do acervo do ifes: formação omnilateral no ensino médio integrado | Técnico em Agropecuária | Abstração matemática; Geometrização das formas; | Baixe aqui |
Projeto "redepesca": debates sobre atividades pesqueiras na educação profissional de nível médio | Técnico em Pesca | Desenvolvimento econômico | Baixe aqui |
Caminhos para a integração entre as disciplinas técnicas e a matemática no curso técnico de segurança do trabalho integrado com ensino médio de jovens e adultos do ifes-vitória | Técnico em Segurança do Trabalho | Números naturais | Baixe aqui |
O uso de tecnologias digitais como recurso no processo de ensino-aprendizagem da matemática em turmas de eja | Técnico em Edificações | Trigonometria, função exponencial | Baixe aqui |
Uma proposta de material didático para o ensino de números negativos no proeja: contribuições de uma pedagogia dialógica | Técnico em Turismo | Números Negativos | Baixe aqui |
Construção e transformações do currículo de matemática do curso técnico em estradas do ifes (1960 – 1990) | Técnico em Estradas | Currículos de Matemática | Baixe aqui |
Estudantes com altas habilidades/superdotação e a inteligência lógico-matemática: um caminho para a valorização do seu potencial | Técnico em Estradas | Inteligência Lógico-Matemática (ILM) | Baixe aqui |
Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos | Técnico em Guia de Turismo | Pensamento aritmético | Baixe aqui |
Produção de conhecimentos sobre grandezas e medidas:uma experiência usando as normas regulamentadoras em um curso técnico de segurança do trabalho integrado ao ensino médio- proeja | Técnico em Segurança do Trabalho | Grandezas e Medidas | Baixe aqui |
Produção de significado a respeito de números figurados em um processo de formação de professores de matemática | Técnico em Eletrotécnica e Turismo | Números figurados | Baixe aqui |
De surdo para surdo: diálogos sobre o ensino e a aprendizagem de matemática utilizando libras | Técnico em Mecânica | Potenciação | Baixe aqui |
Educação financeira para alunos do ensino médio: abordagem investigativa sobre aprendizado em aulas de matemática | Técnico em Administração | Matemática Financeira e a Educação Financeira | Baixe aqui |
Jogo de tabuleiro quem somos nós? as potencialidades do trabalho educativo dos/as profissionais não docentes na formação humana dos estudantes da educação profissional e tecnológica | Técnicos(as)- Administrativos(as) em Educação (TAEs) | Jogo de tabuleiro | Baixe aqui |
Juventudes, mundo do trabalho e contemporaneidade no ensino médio integrado: o caso do curso técnico em mecânica | Técnico em Mecânica | Características contemporâneas da juventude e suas percepções sobre o mundo do trabalho | Baixe aqui |
Veículo guiado automatizado como objeto de aprendizagem no ensino de física e matemática na educação profissional e tecnológica | Técnico em Automação | Trigonometria | Baixe aqui |
O ensino de função polinomial de primeiro grau para alunos surdos: um olhar sobre o ensino médio integrado | Etnomatemática - Função polinomial de primeiro grau | Baixe aqui | |
Contribuição à formação omnilateral: minimização da defasagem de aprendizagem matemática | Técnico em Eletrotécnica | Resolução de Problemas, a Modelagem Matemática, a Etnomatemática, a História da Matemática, o Uso de Computadores e o Uso de Jogos Matemáticos | Baixe aqui |
Sequência didática de matemática básica para estudantes da eja em um ambiente virtual de aprendizagem | Técnico em Eletrotécnica | Matemática básica | Baixe aqui |
Algebraticando na matemática: o jogo digital como um meio de motivação no ensino-aprendizado da álgebra no ensino médio integrado | Técnico em Informática | Álgebra | Baixe aqui |