cabecalho

Bem-vindo ao Repositório de Experiências de Educação Matemática na Educação Profissional - REMEP!

Este portal de acesso a experiências de ensino é resultado de uma Pesquisa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) pelo EMEP - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional. O REMEP permite a busca e a recuperação das produções de professores que ensinam Matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio para motivar novas experincias que adotem o trabalho como princípio educativo e assegurem a interdisciplinaridade na prática docente, conforme apregoam as Diretrizes Curriculares Nacionais para esta modalidade de ensino.

Todos as experiências do REMEP foram retiradas dos anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática - ENEM (2010-2019) e das Feiras Nacionais de Matemática - FMat (2013-2018). Portanto, possuem acesso livre, buscando contribuir com a democratização do conhecimento e aumentando a visibilidade da produção científica nacional. O processo de identificação dos trabalhos seguiu um protocolo de pesquisa com critério de inclusão e exclusão. Na inclusão dos textos dos ENEM, o critério foi a presença de termos específicos ("técnico" e/ou "profissional") no título ou no corpo do texto; já na FMat, foi pela categoria de Ensino Médio. Para a exclusão dos artigos do corpus de análise, realizamos leituras dos manuscritos e consideramos seus alinhamentos com os pressupostos da Educação Profissional. Convidamos a todos para conhecer mais detalhes da investigação no portal do EMEP.

A pesquisa de Iniciação tecnológica foi coordenada pelo prof. Lauro Chagas e Sá e desenvolvida pelas licenciandas Ana Clara Frossard Souza e Deborah da Silva Pimentel. Contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e apoio institucional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Boa pesquisa!

Título do artigo Curso Campo da matemática predominante Download
Aplicação da Matemática nas Formas Geométricas, nos materiais utilizados e na média de preço na construção de pilares.Técnico em EdificaçõesEspaço e FormaBaixe aqui
Utilização de técnicas nucleadoras e avaliação no desenvolvimento de espécies nativas para a recuperação de nascente em área degradada aplicando a modelagem matemáticaTécnico em AgropecuáriaTratamento da InformaçãoBaixe aqui
As relações geométricas presentes nos Hidrocarbonetos CiclanosNão informadoEspaço e FormaBaixe aqui
Descobrindo a inclinação de um telhado por meio do vicmêtroTécnico em EletromecânicaEspaço e FormaBaixe aqui
Fogão alimentado por energia solarTécnico em BiotecnologiaÁlgebraBaixe aqui
Investigando o uso dos materiais lúdicos e jogos matemáticos no processo ensino aprendizagemTécnico em MecânicaNão foi possível classificarBaixe aqui
King's Dome (Domo Real)Técnico em EdificaçõesEspaço e FormaBaixe aqui
Matemática em toda parteTécnico em BiotecnologiaEspaço e FormaBaixe aqui
Matemática no Calendário EscolarNão informadoNão foi possível classificarBaixe aqui
Miniempresa Kids: matemática financeira no mundo dos negóciosTécnico em Redes de ComputadoresTratamento da InformaçãoBaixe aqui
O ensino da matemática utilizando a criptografia como agente motivadorTécnico em EletrotécnicaÁlgebraBaixe aqui
Planta de Lavagem: cálculos e funcionamentoNão informadoEspaço e FormaBaixe aqui
Tratamento estatístico de alguns parâmetros da qualidade das águas do Rio CascaTécnico em AgroindústriaTratamento da InformaçãoBaixe aqui
A Matemática aplicada ao uso racional da água na irrigaçãoTécnico em AgropecuáriaNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Ameaça ao verde volta a preocuparTécnico em BiotecnologiaNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Análise de métodos estatísticos aplicados ao MHS e a Lei da Gravitação UniversalTécnico em AgropecuáriaÁlgebraBaixe aqui
As vantagens do plantio do cupuaçu na região norteTécnico em AgroecologiaTratamento da InformaçãoBaixe aqui
Interdisciplinaridade: lançamento oblíquo (balística) e seus cálculos matemáticosTécnico em BiotecnologiaÁlgebraBaixe aqui
Catena: curva de uma corrente suspensa Técnico em EdificaçõesÁlgebraBaixe aqui
Demonstração de ponto de máximo e mínimo em uma parábola de uma forma mais claraTécnico em BiotecnologiaÁlgebraBaixe aqui
Estudo de poliedros por meio de origami e do software geogebra.Técnico em AdministraçãoEspaço e FormaBaixe aqui
Etnomodelagem matemática na produção artesanal da farinha de mandiocaTécnico em Rede de Computadores; Técnico em MineraçãoEspaço e FormaBaixe aqui
Modelagem Matemática - a influência da incidência da luz solar na agropecuáriaTécnico em AgropecuáriaNão foi possível classificarBaixe aqui
Labirinto de MytraTécnico em EdificaçõesEspaço e FormaBaixe aqui
Matemática aplicada em recurso renovávelTécnico em BiotecnologiaNão foi possível classificarBaixe aqui
Matemática aplicada na datação por Carbono 14Técnico em EdificaçõesÁlgebraBaixe aqui
Estabelecendo relações entre matemática e arte a partir do estudo de tranformações geométricas em obras de EscherTécnico em AdministraçãoEspaço e FormaBaixe aqui
Memória quadráticaTécnico em InformáticaÁlgebraBaixe aqui
Natureza geométricaNão informadoEspaço e FormaBaixe aqui
Número de ouro e a relação com a MatemáticaTécnico em AgroecologiaGrandezas e MedidasBaixe aqui
O consumo de energia elétrica e suas funções matemáticasTécnico em InformáticaÁlgebraBaixe aqui
Matemática como ferramente de levantamento de custo: plantio de palma x número de animaisTécnico em AgropecuáriaÁlgebraBaixe aqui
Qualidade microbiana dos alimentos e a MatemáticaTécnico em BiotecnologiaNão foi possível classificarBaixe aqui
Uma análise sobre a presença da razão áurea em logomarcas de organizações atuantes no BrasilTécnico em AdministraçãoGrandezas e MedidasBaixe aqui
Revelando o volume de chuva, através de um pluviômetroTécnico em BiotecnologiaEspaço e FormaBaixe aqui
A Arte Musical na Matemática: aprendendo adicionar frações brincandoTécnico em InformáticaNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
A Braquistócrona na pista de skate verticalTécnico em Automação IndustrialEspaço e FormaBaixe aqui
A deficiência visual e o uso da MatemáticaTécnico em BiotecnologiaEspaço e FormaBaixe aqui
Aplicando lógica de programação no cálculo determinanteTécnico em InformáticaÁlgebraBaixe aqui
Cálculo numérico em Integrais de Riemann - comparação da eficiência energéticaTécnico em AgropecuáriaÁlgebraBaixe aqui
"Casmathe" o jogo humano: aprendizagem de conceitos matemáticos na educação básicaTécnico em EdificaçõesNão foi possível classificarBaixe aqui
Contagem de Multidões: matemática e cidadaniaTécnico em AgropecuáriaÁlgebraBaixe aqui
Eletrostática e sua interdisciplinaridade com a matemáticaTécnico em Meio AmbienteNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Estimando a àrea da zona urbana do município Xapuri-ACTécnico em BiotecnologiaEspaço e FormaBaixe aqui
Função afim e Grandezas físicasTécnico em Meio AmbienteÁlgebraBaixe aqui
Grande Trabalho Matemático - a matemática em 3DTécnico em EdificaçõesNão foi possível classificarBaixe aqui
História da Matemática na Grécia Antiga: uma aprendizagem históricaTécnico em EdificaçõesEspaço e FormaBaixe aqui
Interdisciplinaridade óptica Geométrica e MatemáticaTécnico em Meio AmbienteNão foi possível classificarBaixe aqui
Matemática e Física Esportiva: NataçãoTécnico em AgroindústriaÁlgebraBaixe aqui
Média Aritmética dos Ciclos Menstruais das MulheresTécnico em BiotecnologiaÁlgebraBaixe aqui
Parábola ou Catenária? Modelando matematicamente as curvas formadas pelo ovoTécnico em Automação IndustrialGrandezas e MedidasBaixe aqui
Trabalho e Energia: InterdisciplinaridadeTécnico em Meio AmbienteGrandezas e MedidasBaixe aqui
Uma abordagem do software geogebra no ensino de matemáticaTécnico em Informática; Técnico em Análises ClínicasEspaço e FormaBaixe aqui
Uso da modelagem matemática na busca pelo salto alto idealTécnico em Automação IndustrialGrandezas e MedidasBaixe aqui
Avaliação financeira para a aquisição de um aparelho celularTécnico em InformáticaNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Um breve estudo: quebra-cabeça/cubo de Rubik no ensino de matemáticaTécnico em Meio AmbienteÁlgebraBaixe aqui
A dificuldade de aprendizagem e o uso da matemáticaTécnico em BiotecnologiaÁlgebraBaixe aqui
O número de Euler aplicado na matemática financeiraTécnico em InformáticaÁlgebraBaixe aqui
Elos entre função afim e o software excelTécnico em Informática Para InternetÁlgebraBaixe aqui
Arquitetando o conhecimento de Função Exponencial através da plataforma digital GeogebraTécnico em Redes de ComputadoresÁlgebraBaixe aqui
A Matemática na Construção CivilTécnico em EdificaçõesEspaço e FormaBaixe aqui
Utilizando Tangram para o ensino de semelhanças de figuras planas para alunos com surdezTécnico em BiotecnologiaEspaço e FormaBaixe aqui
Abordagem da função exponencial e logarítmica numa perspectiva conceitual e gráfica no ensino médioNão informadoÁlgebraBaixe aqui
Modelagem matemática na educação profissionalTécnico em EdificaçõesEspaço e FormaBaixe aqui
a Matemática como um elemento interdisciplinar no processo de aprendizagem na educação agrícolaTécnico em AgropecuáriaGrandezas e MedidasBaixe aqui
Os saberes matemáticos dos trabalhadores rurais em uma perspectiva etnomatemáticaTécnico em AgropecuáriaGrandezas e MedidasBaixe aqui
Projeto vitrineTécnico em AdministraçãoNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Uma experiência no trabalho com representação tabular de funções em planilhas eletrônicas em um curso técnico em informáticaTécnico em InformáticaNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Matemática no ensino tecnológico: um tratamento interdisciplinarTécnico em MecânicaNão foi possível classificar Baixe aqui
Gincana de matemática: uma pesquisa no 3º ano do ensino médioNão informadoNão foi possível classificar Baixe aqui
Calculadoras em sala de aula: um recurso ainda a ser muito exploradoTécnico em EletromecânicaNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Modelagem matemática de objetos campeiros do Rio Grande do SulTécnico em AgropecuáriaÁlgebraBaixe aqui
Uma diversificação no ensino de função exponencialTécnico em AgropecuáriaálgebraBaixe aqui
Etnomatemática em um curso técnico em agrimensura: cálculo de áreas e alturasTécnico em AgrimensuraGrandezas e MedidasBaixe aqui
Trigonometria no triângulo retângulo: o aluno como protagonista na construção do conhecimentoNão informadoÁlgebraBaixe aqui
Pesquisa nas aulas de Matemática no ensino médio politécnico: um estudo etnomatemáticoNão informadoNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Autoavaliação no aprendizado de Matemática em um ambiente informatizado: tecnologias digitais como recurso na educação de jovens e adultosExperiência realizada em mais de um técnicoNão foi possível classificarBaixe aqui
Visualização espacial na perspectiva da epistemologia genéticaTécnico em EdificaçõesEspaço e FormaBaixe aqui
A construção e aplicação do vídeo sobre a história do conceito de funçãoExperiência realizada em mais de um técnicoNão foi possível classificarBaixe aqui
A interdisciplinaridade e o ensino de Matemática no contexto da educação profissionalNão informadoNão foi possível classificarBaixe aqui
Robótica pedagógica: uma experiência construtivaExperiência realizada em mais de um técnicoEspaço e FormaBaixe aqui
Detecção, identificação e retificação: as três fases no tratamento e na correção dos errosNão informadoNão foi possível classificarBaixe aqui
Aprendizagem baseada em problemas (abp) como estratégia para a organização do trabalho docente em MatemáticaTécnico em InformáticaÁlgebraBaixe aqui
A pesquisa eleitoral e a aprendizagem de estatística: uma intervenção na educação de jovens e adultosNão informadoTratamento da InformaçãoBaixe aqui
Geometria finita como uma alternativa metodológica para o desenvolvimento do pensamento geométrico: uma experiência com alunos do ensino médioNão informadoEspaço e FormaBaixe aqui
Materiais didáticos de Matemática do Proeja/Ifes: (re)elaboração a partir de percepções de alunosExperiência realizada em mais de um técnicoNão foi possível classificarBaixe aqui
Reflexões sobre a importância da experimentação na educação matemáticaExperiência realizada em mais de um técnicoGrandezas e MedidasBaixe aqui
Exemplos de figuras geométricas planas construídas por alunos com softwares diferentesTécnico em InformáticaEspaço e FormaBaixe aqui
Investimentos financeiros: contextualizando a Matemática vista em sala de aulaTécnico em Automação IndustrialÁlgebraBaixe aqui
O uso de material reciclado no ensino da estatística: uma proposta dinâmica para o ensino da matemática no ensino médio do IF – Sudeste de Minas Gerais campus Rio PombaNão informadoTratamento da InformaçãoBaixe aqui
Análise da unidade interdisciplinar: área e volume na fruticulturaTécnico em AgropecuáriaEspaço e FormaBaixe aqui
Modelagem matemática no ensino de funções: analisando a teoria dos registros de representação semióticaTécnico em AgropecuáriaÁlgebraBaixe aqui
Matemática: um diferencial nos cursos técnicosExperiência realizada em mais de um técnicoNão foi possível classificarBaixe aqui
M importância de um planejamento diferenciado nas aulas de Matemática para alunos do ProejaTécnico em CozinhaÁlgebraBaixe aqui
O uso de recursos Tecnológicos nas aulas de Matemática no Proeja: uma experiência do IF-SC, campus ChapecóTécnico em EletromecânicaEspaço e FormaBaixe aqui
Práticas escolares: aplicação da Matemática na fabricação artesanal de vinagre de bananaTécnico em AgropecuáriaÁlgebraBaixe aqui
Desafios e possibilidades de integrar o ensino de números complexos ao uso do software GeogebraExperiência realizada em mais de um técnicoÁlgebraBaixe aqui
Trabalhando a Matemática financeira através da resolução de problemas: a perspectiva da visualização a partir do eixo das setasTécnico em ContabilidadeNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
O parafuso de Arquimedes: uma inovação no ensino de Matemática sob a perspectiva da modelagem matemática no IFPA.Técnico em MecânicaEspaço e FormaBaixe aqui
Mateatro - um método diferenciado de ensinar MatemáticaExperiência realizada em mais de um técnicoNão foi possível classificarBaixe aqui
Avaliação "ativa" do processo de ensino-aprendizagem da Matemática: uma experiência produtivaTécnico em QuímicaNão foi possível classificarBaixe aqui
Projetos de modelagem no ensino médio: usando a Matemática para compreender a realidade e para ser críticoExperiência realizada em mais de um técnicoÁlgebraBaixe aqui
A construção de um ambiente de modelagem orientado na perspectiva da educação matemática crítica e suas vozes conflitantesNão informadoNão foi possível classificarBaixe aqui
A Matemática nos cursos de formação profissional na área tecnológica de eletroeletrônica: resolução de problemas utilizando sistemas lineares em circuitosTécnico em EletroeletrônicaÁlgebraBaixe aqui
A educação matemática na perspectiva da integração curricular no curso técnico em agropecuária do Ifes – campus de AlegreTécnico em AgropecuáriaNão foi possível classificarBaixe aqui
Uma proposta de ensino-aprendizagem baseada em ABP e automação industrial, com foco no desastre de Mariana-MGTécnico em Automação IndustrialEspaço e FormaBaixe aqui
O ensino do desenho técnico mediado pela Matemática, História da arquitetura e Computação gráficaTécnico em EletrotécnicaEspaço e FormaBaixe aqui
Objeto de aprendizagem para o estudo das funções trigonométricas arco seno e arco cossenoTécnico em EletroeletrônicaÁlgebraBaixe aqui
Confecção de artesanatos indígenas: novas possibilidades para o ensino da geometriaTécnico em AgropecuáriaEspaço e FormaBaixe aqui
Cenário para investigação: possibilidades de uma educação financeira crítica para jovens campesinosTécnico em AgronegócioNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Uma sequência de atividades investigativas utilizando uma abordagem histórica sobre os números irracionais.Técnico em Automação IndustrialNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Paradidáticos e sua contribuição para o ensino da Matemática no ensino médio integrado ao ensino técnicoTécnico em Informática Para InternetNão foi possível classificarBaixe aqui
Reflexões sobre o desenvolvimento de jogos com scratch no ensino da MatemáticaTécnico em CooperativismoNão foi possível classificar Baixe aqui
Utilização do blended learning em cursos técnicos/tecnológicos na disciplina de Fundamentos de Matemática e Estatística.Experiência realizada em mais de um técnicoNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
O uso do winplot nas aulas de Matemática em um curso técnico em agropecuáriaTécnico em AgropecuáriaÁlgebraBaixe aqui
Modelagem matemática e Física: uma experiência com foguetesNão informadoGrandezas e MedidasBaixe aqui
Aplicações de funções trigonométricas no estudo de conceitos de Física por meio do GeogebraNão informadoÁlgebraBaixe aqui
A educação matemática na formação técnica em agropecuáriaTécnico em AgropecuáriaGrandezas e MedidasBaixe aqui
A segurança de trabalhadores de açougues e frigoríficos: uma experiência com a modelagem matemáticaTécnico em Segurança Do TrabalhoNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
A construção de um mosaico a partir do conceito de proporçãoTécnico em EletrotécnicaGrandezas e MedidasBaixe aqui
A modelagem em educação matemática: um projeto com educação ambiental e cultura digitalTécnico em Meio AmbienteNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
A trigonometria no curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB- contribuições da aprendizagem significativaTécnico em EletrotécnicaÁlgebraBaixe aqui
A arte de resolver problemas: uma experiência vivenciada com estudantes do ensino médioTécnico em Automação IndustrialÁlgebraBaixe aqui
Estatística aplicada através de projetos de ensino: um relato de experiência dos licenciandos em matemática do Instituto Federal do AmapáNão informadoTratamento da InformaçãoBaixe aqui
Educação financeira e ensino médio: discutindo cesta básicaTécnico em EletrotécnicaNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas: utilizando metodologias ativas no ensino de sistemas lineares no ensino médioTécnico em MecânicaÁlgebraBaixe aqui
Matemática nas normas regulamentadoras do trabalho: uma experiência com alunos de um curso técnico profissionalizanteTécnico em Segurança Do TrabalhoGrandezas e MedidasBaixe aqui
Uma proposta de metodologia de ensino da matemática no proeja por meio de quizzesNão informadoNão foi possível classificarBaixe aqui
Desenvolvimento da autonomia de alunos do proeja em resoluções de atividades que envolvem números negativosTécnico em Guia de TurismoNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Sensores de temperatura e a obtenção de funções a partir de dados coletadosTécnico em MecatrônicaÁlgebraBaixe aqui
Procedimento experimental sobre resistência elétrica e o ensino de funções: uma prática realizada com estudantes de um curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médioTécnico em EletrotécnicaGrandezas e MedidasBaixe aqui
A interdisciplinaridade no estudo de bases numéricas: uma experiência com o uso de material manipulável no ensino médio integrado à educação profissionalTécnico em InformáticaNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
Ensino de funções definidas por mais de uma sentença uma experiência com o software GeogebraTécnico em InformáticaÁlgebraBaixe aqui
Uma análise da compreensão das incógnitas nos sistemas lineares utilizando modelagemTécnico em Automação IndustrialÁlgebraBaixe aqui
O ensino da Matemática em escola do campo: uma abordagem dinâmica para o estudo de unidades de medidas agrárias realizada por licenciandos em matemática do IFAPTécnico em AgroecologiaGrandezas e MedidasBaixe aqui
Explorando conceitos e cálculos de área e volume na fabricação de sabãoNão informadoGrandezas e MedidasBaixe aqui
Conte com plantas: uma perspectiva etnomatemática para os estudos de função afim e os desafios de um ambiente em construção no amapáTécnico em AgroecologiaÁlgebraBaixe aqui
Litros como medidas de extensão de terras: aspectos etnomatemáticos presente na oficina de matemática com alunos do ensino integrado ao curso técnico em agroecologia no IFAP - campus Porto GrandeTécnico em AgroecologiaGrandezas e MedidasBaixe aqui
Diálogos da geometria e do software Geogebra: novos saberes no ensino lúdico da MatemáticaTécnico em MecânicaEspaço e FormaBaixe aqui
O ensino de trigonometria e resolução de problemas: uma abordagem socialTécnico em InformáticaÁlgebraBaixe aqui
Construção de jogos como ferramenta de ensino e aprendizagem de Matemática aplicada ao ensino técnico em florestasTécnico em FlorestasNúmeros e OperaçõesBaixe aqui
As percepções dos alunos do ensino médio sobre aprendizagem de Matemática através da produção de cartoonsExperiência realizada em mais de um técnicoÁlgebraBaixe aqui
Uma experiência com a modelagem matemática para o ensino de funções trigonométricasNão informadoÁlgebraBaixe aqui
Uma proposta de ensino de geometria em um curso técnico em agropecuária: o caso do fórum técnicoTécnico em AgropecuáriaEspaço e FormaBaixe aqui
Ressignificando conteúdos matemáticos por meio de um projeto interdisciplinar: uma experiência com estudantes de um curso de agroindústriaTécnico em AgroindústriaÁlgebraBaixe aqui
Uma proposta de integração de ciências e matemática com disciplinas técnicas no curso de geoprocessamentoTécnico integrado em GeoprocessamentoGeometria e TopografiaBaixe aqui
A utilização de metodologias alternativas e experimentação no ensino de física: um olhar sobre as práticas argumentativas em sala de aulaTécnico em Automação Industrial.Abstração matemática; geometrização das formas, linhas convergentes.Baixe aqui
O olhar da educação profissional na perspectiva da eudacação matemática: uma colaboração na construção do material didático da ejaTécnico em Eletrotécnica e EdificaçõesProporcionalidade - Materiais didáticos utilizados nas disciplinas do curso de EdificaçõesBaixe aqui
A construção do conceito de função por meio de uma atividade de modelagem matemática em um contexto do ensino técnico de nível médioTécnico em Agropecuária Modelagem - FunçãoBaixe aqui
Construção e utilização de maquete eletrônica para ensino de grafos: aprendizagens discentes a partir de uma abordagem histórico-investigativaTécnico em Automação IndustrialTeoria de grafosBaixe aqui
Uma situação didática para ensino de números complexos com foco em eletricidade pela via da engenharia didáticaTécnico de EletromecânicaNúmeros ComplexosBaixe aqui
Gênero e sexualidade na escola: da educação legal à educação real Técnicos em Administração e Automação IndustrialGênero e sexualidadeBaixe aqui
O técnico em administração de nível médio e as contribuições da matemática para sua formação profissional Técnico em AdministraçãoEducação Matemática CríticaBaixe aqui
Desenvolvimento de competências estatísticas no ensino médio por meio da modelagem matemática: analisando as diferentes representaçõesTécnico em MecânicaEstatística - Modelagem MatemáticaBaixe aqui
A educação matemática na perspectiva da integração curricular no curso técnico em agropecuária do ifes – campus de alegreTécnico em Agropecuária Conceitos de números e operações, geometria, grandezas e medidasBaixe aqui
Calor e temperatura no ensino médio: uma abordagem via modelagem matemática na perspectiva sociocríticaTécnico em AdministraçãoCalor e Temperatura; Modelagem Matemática; Educação Matemática Crítica.Baixe aqui
Educação estética e científica mediada pelas obras de arte do acervo do ifes: formação omnilateral no ensino médio integradoTécnico em Agropecuária Abstração matemática; Geometrização das formas; Baixe aqui
Projeto "redepesca": debates sobre atividades pesqueiras na educação profissional de nível médioTécnico em PescaDesenvolvimento econômicoBaixe aqui
Caminhos para a integração entre as disciplinas técnicas e a matemática no curso técnico de segurança do trabalho integrado com ensino médio de jovens e adultos do ifes-vitóriaTécnico em Segurança do TrabalhoNúmeros naturaisBaixe aqui
O uso de tecnologias digitais como recurso no processo de ensino-aprendizagem da matemática em turmas de eja Técnico em EdificaçõesTrigonometria, função exponencialBaixe aqui
Uma proposta de material didático para o ensino de números negativos no proeja: contribuições de uma pedagogia dialógicaTécnico em TurismoNúmeros NegativosBaixe aqui
Construção e transformações do currículo de matemática do curso técnico em estradas do ifes (1960 – 1990) Técnico em Estradas Currículos de MatemáticaBaixe aqui
Estudantes com altas habilidades/superdotação e a inteligência lógico-matemática: um caminho para a valorização do seu potencial Técnico em EstradasInteligência Lógico-Matemática (ILM)Baixe aqui
Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual na educação de jovens e adultosTécnico em Guia de TurismoPensamento aritméticoBaixe aqui
Produção de conhecimentos sobre grandezas e medidas:uma experiência usando as normas regulamentadoras em um curso técnico de segurança do trabalho integrado ao ensino médio- proeja Técnico em Segurança do TrabalhoGrandezas e MedidasBaixe aqui
Produção de significado a respeito de números figurados em um processo de formação de professores de matemáticaTécnico em Eletrotécnica e TurismoNúmeros figuradosBaixe aqui
De surdo para surdo: diálogos sobre o ensino e a aprendizagem de matemática utilizando librasTécnico em MecânicaPotenciaçãoBaixe aqui
Educação financeira para alunos do ensino médio: abordagem investigativa sobre aprendizado em aulas de matemáticaTécnico em Administração Matemática Financeira e a Educação Financeira Baixe aqui
Jogo de tabuleiro quem somos nós? as potencialidades do trabalho educativo dos/as profissionais não docentes na formação humana dos estudantes da educação profissional e tecnológicaTécnicos(as)- Administrativos(as) em Educação (TAEs) Jogo de tabuleiroBaixe aqui
Juventudes, mundo do trabalho e contemporaneidade no ensino médio integrado: o caso do curso técnico em mecânicaTécnico em MecânicaCaracterísticas contemporâneas da juventude e suas percepções sobre o mundo do trabalhoBaixe aqui
Veículo guiado automatizado como objeto de aprendizagem no ensino de física e matemática na educação profissional e tecnológica Técnico em AutomaçãoTrigonometriaBaixe aqui
O ensino de função polinomial de primeiro grau para alunos surdos: um olhar sobre o ensino médio integradoEtnomatemática - Função polinomial de primeiro grauBaixe aqui
Contribuição à formação omnilateral: minimização da defasagem de aprendizagem matemáticaTécnico em EletrotécnicaResolução de Problemas, a Modelagem Matemática, a Etnomatemática, a História da Matemática, o Uso de Computadores e o Uso de Jogos MatemáticosBaixe aqui
Sequência didática de matemática básica para estudantes da eja em um ambiente virtual de aprendizagemTécnico em EletrotécnicaMatemática básicaBaixe aqui
Algebraticando na matemática: o jogo digital como um meio de motivação no ensino-aprendizado da álgebra no ensino médio integrado Técnico em InformáticaÁlgebraBaixe aqui
cabecalho