XXIII EBRAPEM

Universidade Cruzeiro do Sul - campus Anália Franco

outubro 25, 2019 – novembro 15, 2019


ANAIS DO XXIII EBRAPEM – ISSN: 2237-8448

LOCAL: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, São Paulo/SP

 

DATA: 25 a 27 de outubro de 2019

Ficha Catalográfica dos Anais.

Sistema de Bibliotecas do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

E56

Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática: pesquisa em Educação Matemática, perspectivas curriculares, ética e compromisso social (23.: 2019: São Paulo, SP).

Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 25, 26 e 27 de Outubro de 2019 / coordenação: Norma Suely Gomes Allevato, Felipe de Almeida Costa, Cecy Leite Alves Carreta; organização: Cirléia Pereira Barbosa, Douglas da Silva Tinti, Geraldo Henrique Alves Pereira, Josâne Geralda Barbosa, Jossara Bazílio de Souza Bicalho, Neuber Silva Ferreira, Rogéria Viol Ferreira Toledo, Thiago dos Santos Horta. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2019.

Inclui bibliografia

ISSN: 2237-8448

1. Educação Matemática. 2. Formação de

Professores. 3. Matemática - currículo. I. Allevato, Norma Suely Gomes, coord. II. Costa, Felipe de Almeida, coord. III. Carreta, Cecy Leite Alves, coord. IV. Barbosa, Cirléia Pereira, org. V. Tinti, Douglas da Silva, org. VI. Pereira, Geraldo Henrique Alves, org. VII. Barbosa, Josâne Geralda, org. VIII. Bicalho, Jossara Bazílio de Souza, org. IX. Ferreira, Neuber Silva, org. X. Toledo, Rogéria Viol Ferreira, org. XI. Horta, Thiago dos Santos, org. X. Título

CDD 51(07)

 

 

COMO CITAR:

 

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019. São Paulo, SP. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019, p. inicial-final. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations>. Acesso em: dia mês ano.

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XXIII EBRAPEM

Pesquisa em Educação Matemática: Perspectivas Curriculares, Ética e Compromisso Social

Introdução

No Brasil, nos últimos anos, as pesquisas em Educação Matemática, como área do conhecimento, de caráter interdisciplinar, têm crescido substancialmente, e buscado compreender os fenômenos concernentes ao ensino e aprendizagem de Matemática, em diferentes modalidades e níveis de ensino, tanto na sua dimensão prática, como teórica.

Notadamente, há um número expressivo de produções e tendências de pesquisas acadêmicas da área, desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação Strictu-Sensu, em nível de Mestrado e Doutorado, como também a realização de eventos científicos que, periodicamente, mobilizam diferentes atores envolvidos com a comunidade de Educação Matemática: professores da Educação Básica e Superior, Professores e Estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, Estudantes da Pós-graduação e Pesquisadores, oportunizando lócus para a propagação e discussões  de pesquisas realizadas.

Contribuições do Evento para a Ciência, Tecnologia e Inovação; a Temática e a Universidade Sede


Desse modo, visa promover um ambiente de colaboração, compartilhamento e divulgação de saberes envolvidos nos processos de elaboração de projetos de pesquisa, delineamento teórico-metodológico, sustentação e aprofundamento teórico, bem como de crítica e amadurecimento de análise de dados construídos nas investigações desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado, nas diversas linhas de pesquisa ligadas à Educação Matemática.

Acompanhando o movimento educacional do país e da pesquisa em Educação Matemática, a estrutura do evento foi se modificando ao longo do tempo. Atualmente é constituído por 17 (dezessete) grupos de discussão (GDs), a saber:

  • GD 1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

  • GD 2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

  • GD 3 - Educação Matemática no Ensino Médio.

  • GD 4 - Educação Matemática no Ensino Superior.

  • GD 5 - História da Matemática e da Educação Matemática.

  • GD 6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância.

  • GD 7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática.

  • GD 8 - Avaliação em Educação Matemática.

  • GD 9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática.

  • GD 10 - Modelagem Matemática.

  • GD 11 - Filosofia da Educação Matemática.

  • GD 12 - Ensino de Probabilidade e Estatística.

  • GD 13 - Educação Matemática e Inclusão.

  • GD 14 - Resolução de Problemas.

  • GD 15 - Educação Financeira.

  • GD 16 - Etnomatemática.

  • GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática.


O XXIII EBRAPEM, a que se refere o presente plano de trabalho, acontecerá no período de 25 a 27 de outubro de 2019, está sendo organizado pelos estudantes de mestrado acadêmico e profissional e de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, que sediará o evento. Acompanhando as atuais demandas sociais e educacionais do país, em particular com a recente homologação da Base Nacional Comum Curricular, direcionada a toda a Educação Básica Brasileira, o XXII EBRAPEM terá como tema norteador “A Pesquisa e Educação Matemática: perspectivas curriculares, ética e compromisso social”. O evento terá lugar no Campus Anália Franco da Universidade, localizado na cidade de São Paulo/SP.

A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) integra a Cruzeiro do Sul Educacional, totalizando, atualmente, mais de 50 anos de história, reunindo 10 instituições de ensino superior, 5 colégios, mais de 400 Polos EAD em todo o território nacional, e um total de mais de 230 mil alunos e 6 mil colaboradores.

O campus Anália Franco, sede do XXIII EBRAPEM, é um espaço remanescente da arquitetura bandeirista, que reúne história, natureza (árvores seculares) e muita beleza, que oferece forte comércio e diversas escolas. O campus fica ao lado do Shopping Anália Franco, região com diversas linhas de ônibus, que dão fácil acesso à estação Tatuapé do Metrô.

Fachada do Campus Anália Franco

Analia Franco - fachada


Em termos de infraestrutura, os 35 mil m² do campus acomodam, além de 65 salas de aula, laboratórios equipados com tecnologia de ponta, estacionamento próprio, lanchonete, dois auditórios com capacidade para 432 pessoas e biblioteca. As imagens abaixo ilustram alguns espaços do Campus.

Área central para convivência e exposições

Patio-interno

Estacionamento e área externa

Fachada Prédio Luiza


A Universidade Cruzeiro do Sul Cruzeiro do Sul oferece cursos de alta qualidade, com excelentes indicadores e notas. Os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática receberam conceito 6, e o Mestrado Profissional obteve conceito 5 na última avaliação da Capes.

Em se tratando da área de Educação Matemática, a Universidade oferece o curso de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial e a distância, as especializações em Educação Matemática: anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino de Matemática. O Grupo Educacional Cruzeiro do Sul também oferece o curso presencial e a distância de Pedagogia, que abarca também a Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Os cursos de Mestrado Profissional e Acadêmico, e de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade tem contribuídor de forma direta na formação de educadores e pesquisadores nessas áreas, permitindo, em acordo com sua estrutura curricular, abordagens multi e interdisciplinares de conteúdos, técnicas experimentais e laboratoriais de pesquisa aplicadas ao ensino, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino. O Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática tem promovido o desenvolvimento de pesquisas, produtos e processos de natureza técnica e pedagógica e estratégias inovadoras na área do ensino de Ciências e Matemática que contribuam para o desenvolvimento profissional do professor e para sua formação como professor-pesquisador.

De acordo com Curi, Allevato e Lopes (2018), é possível identificar o comprometimento do corpo docente, que durante os dez anos do programa em Ensino de Ciências e Matemática, alavancou e aprimorou a produção intelectual científica, realizando intercâmbios em nível nacional e internacional, ampliando a captação de recursos junto a agências de fomento. Os dois programas em que se inserem os três cursos têm efetivado parcerias com a rede pública de ensino, fortalecendo a consecução de cursos de formação continuada de professores, a produção e disseminação de conhecimentos. A internacionalização da produção científica também é um ponto forte dos programas.

Vale destacar, em 2016, que os referidos programas organizaram e a Universidade sediou o XII Encontro Nacional de Educação Matemática, que recebeu mais 3000 participantes no Campus Anália Franco; o evento teve mais de 1500 trabalhos apresentados. Na ocasião, os alunos de mestrado e de doutorado, juntamente com os professores, participaram ativamente desta empreitada.

Sistema de Bibliotecas do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional

 

E56

Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática: pesquisa em Educação Matemática, perspectivas curriculares, ética e compromisso social (23.: 2019: São Paulo, SP).

Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 25, 26 e 27 de Outubro de 2019 / coordenação: Norma Suely Gomes Allevato, Felipe de Almeida Costa, Cecy Leite Alves Carreta; organização: Cirléia Pereira Barbosa, Douglas da Silva Tinti, Geraldo Henrique Alves Pereira, Josâne Geralda Barbosa, Jossara Bazílio de Souza Bicalho, Neuber Silva Ferreira, Rogéria Viol Ferreira Toledo, Thiago dos Santos Horta. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2019.

Inclui bibliografia

ISSN: 2237-8448

1. Educação Matemática. 2. Formação de

Professores. 3. Matemática - currículo. I. Allevato, Norma Suely Gomes, coord. II. Costa, Felipe de Almeida, coord. III. Carreta, Cecy Leite Alves, coord. IV. Barbosa, Cirléia Pereira, org. V. Tinti, Douglas da Silva, org. VI. Pereira, Geraldo Henrique Alves, org. VII. Barbosa, Josâne Geralda, org. VIII. Bicalho, Jossara Bazílio de Souza, org. IX. Ferreira, Neuber Silva, org. X. Toledo, Rogéria Viol Ferreira, org. XI. Horta, Thiago dos Santos, org. X. Título

CDD 51(07)

 


Informações sobre a Conferência

Desde 1997, o EBRAPEM é um encontro de alunos de Pós-Graduação, organizado por alunos de Pós-Graduação, com o objetivo de discutir e colaborar com estudos em construção ou recentemente finalizados, desenvolvidos em diversos programas de Pós-Graduação em Educação (Matemática) pelo Brasil.